Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Do Vaticano para a Ucrânia. Cardeal entrega camisolas térmicas e geradores elétricos

21 dez, 2022 - 11:25 • Olímpia Mairos

O prefeito do Dicastério para a Caridade cumpre esta missão sozinho, viaja numa carrinha com matrícula diplomática.

A+ / A-

O prefeito do Dicastério para a Caridade, da Santa Sé, encontra-se na Ucrânia para distribuir camisolas térmicas e geradores elétricos às populações afetadas de Zaporíjia, Odessa, Kiev e outras zonas de guerra na Ucrânia.

Nesta terça-feira partiu para visitar várias cidades afetadas, incluindo Zaporíjia, Odessa e a capital Kiev. O cardeal Konrad Krajewski conduz uma carrinha com matrícula diplomática para mais facilmente aceder aos vários locais. O objetivo é chegar junto dos que mais precisam.

“Farei quatro a cinco viagens para levar principalmente geradores porque aqui de Lviv com pequenos carros chegamos a lugares diferentes. E assim continuamos este serviço para o povo por parte do Santo Padre. Na verdade, não basta ter camisolas, não basta ter geradores, é preciso poder levá-los aos vários lugares e, como eu disse, não é nada fácil. Especialmente com estas temperaturas”, disse em declarações ao portal Vatican News.

O cardeal cumpre esta missão sozinho e quer entregar quase 40 geradores elétricos e camisolas térmicas recolhidas pelo Dicastério para a Caridade ao longo de dezembro.

“Serei um motorista precisamente para colocar os camiões em marcha o mais rápido possível. Há dificuldades que nem sequer conhecemos, mas quando se quer, tudo se torna possível”, diz o cardeal Konrad Krajewski, empenhado em entregar todas as doações o mais rápido e diretamente.

O tempo é essencial: chegar rapidamente às zonas de guerra com camisolas térmicas e geradores também pode 'salvar vidas'.

O frio e a impossibilidade de ter energia contínua para aquecimento, cozinhar e iluminação de apartamentos é o “desafio angustiante que os ucranianos enfrentam nestes meses de inverno após a destruição de numerosas infraestruturas”, sublinha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+