Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grândola. Obras de arte da Igreja de Santa Margarida da Serra em projeto de investigação

07 mar, 2022 - 14:48 • Rosário Silva

A igreja do concelho de Grândola é Monumento de Interesse Público desde 2019. O projeto de investigação ARILA vai analisar e estudar uma dezena de pinturas, em tela e em madeira.

A+ / A-

Um conjunto de pinturas da Igreja de Santa Margarida da Serra, no concelho de Grândola, nomeadamente três sobre tela e oito sobre madeira, integram um projeto de investigação que se propõe analisar os materiais constituintes e técnicas artísticas destas obras.

A iniciativa, que começou em fevereiro, surge no seguimento da aprovação da candidatura ao projeto ARILA - Artistic Resources and Influences of Local Artists, submetida pela Arterestauro, Conservação de Bens Culturais, Lda.

Os materiais recolhidos vão ser analisados e alvo de estudo, seguindo-se “a interpretação dos dados científicos coligidos e a investigação histórico-artística do contexto religioso e geográfico”, refere uma nota enviada à Renascença, pela Câmara Municipal de Grândola, parceira no projeto.

Pretende-se que este processo “culmine numa publicação que incluirá o resultado deste estudo, com contributos de historiadores de arte, cientistas e conservadores restauradores”, é explicado.

A candidatura ao projeto ARILA surge na sequência das intervenções de conservação e restauro que têm sido realizadas desde 2016, precisamente, na Igreja de Santa Margarida da Serra.

Classificada como Monumento de Interesse Público desde 2019, a igreja tem sido alvo de um trabalho contínuo, a que se alia um interesse que visa “a caracterização do património regional religioso”, permitindo “um maior conhecimento e valorização do relevante acervo existente” e contribuindo, por outro lado, para “a promoção cultural e turística da região”.

O projeto conta com o apoio e envolvimento, além do município de Grândola, também da Junta de Freguesia de Grândola e Santa Margarida da Serra, Paróquia de Grândola e Direção Regional da Cultura do Alentejo, assim como o contributo do laboratório José de Figueiredo e laboratório Hércules.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+