Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reformado de Braga cultiva a terra para oferecer a quem precisa

18 fev, 2022 - 08:00 • Isabel Pacheco

Augusto Barbosa oferece nas ruas da cidade de Braga o que cultiva a quem mais precisa. Cáritas Arquidiocesana admite “não ter mãos a medir” para responder aos pedidos.

A+ / A-

É da bagageira do velho Opel Corsa que Augusto Barbosa monta a sua banca improvisada no centro da cidade de Braga. Traz o que “a terra lhe dá” e das promoções que “apanha” nos supermercados.

Há limões, batatas, tangerinas, abóbora, uns quilos de arroz e outras tantas latas de atum. “Tudo para oferecer.” “Estou a dar o que cultivo no meu terreno. O que me sobra venho dar, porque sei que há pessoas necessitadas”, acrescenta o reformado.

Augusto, desloca-se da Póvoa de Lanhoso até Braga, porque acredita que é na cidade onde a ajuda faz mais falta.

“Hoje temos batatas, limões, mas também compro arroz, atum e azeite quando está em promoção e depois dou”, conta, realçando que “isto acaba num instante”.

“Há pessoas que vem ter comigo e confessam que têm vergonha, mas que são necessitadas”, conta. “Já me apareceu aqui um casalinho novo. Ela veio ter comigo e disse-me que estavam ambos no fundo de desemprego. Levaram o que tinha e nunca mais apareceram.”

“Lá deviam ter arranjado emprego”, atira.

As histórias vão-se repetindo, conta Augusto que, aos 75 anos, e na reforma, garante ter encontrado a melhor forma de ocupar os dias.

“Sinto me bem a fazer isto. Se estivesse no lugar de outras pessoas gostaria que me fizessem o mesmo”, confessa nestas declarações, acrescentando haver pessoas que dizem rezar por ele.

Pedidos de ajuda aumentam e Cáritas sem mãos a medir

Os pedidos de ajuda por bens alimentares que chegaram à Caritas Arquidiocesana de Braga duplicaram em 2021. João Nogueira fala numa situação “preocupante” e admite que a instituição já não tem mãos a medir.

“Um eventual agravamento da situação torna incomportável o apoio prestado pela Cáritas. Não temos os recursos humanos que queremos e não temos capacidade para reforçar”, reconhece o presidente da instituição.

O aumento das rendas da habitação para valores incomportáveis por muitas famílias é um dos principais culpados, aponta João Nogueira que garante que “a pandemia não é responsável por tudo”.

“Temos situações de várias famílias que têm de partilhar a mesma habitação. Já não alugam uma casa, mas um ou dois quartos de forma a terem uma vida minimamente viável”, conta.

“De facto, hoje trabalhar e ter um salário não quer dizer vida digna”, lamenta.

Apesar da prioridade no apoio da Cáritas ser a alimentação e a saúde, uma parte “significativa” do orçamento da instituição é gasto no apoio às rendas.

Em 2021, foram gastos 30 mil euros em rendas. “Representa muito do nosso orçamento”, reconhece João Nogueira, admitindo que se não fosse o financiamento do Fundo Social Arquidiocesano, a Cáritas “não teria capacidade de resposta”.

Em 2021, a Caritas Arquidiocesana de Braga atendeu mais de oito mil famílias, o dobro do que em 2020. Serviu mais de 25 mil refeições e distribuiu cerca de 13 mil euros em vales alimentares e em ajudas para a compra medicamentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Sílvia Rodrigues de Moura
    18 fev, 2022 Braga 17:00
    Que Deus o abençoe e lhe dê anos de vida com muita saúde. Gesto humano maravilhoso.

Destaques V+