Tempo
|
A+ / A-

Dia dos Pastorinhos volta a ser celebrado presencialmente em Fátima

08 fev, 2022 - 08:20 • Olímpia Mairos

Festa dos santos Jacinta e Francisco Marto mobiliza o Santuário a torná-los ainda mais presentes nos vários espaços.

A+ / A-

O Santuário de Fátima prepara-se para viver de forma presencial o Dia dos Pastorinhos que se comemora no próximo dia 20 de fevereiro.

Neste contexto, está prevista uma novena com início no dia 11 de fevereiro, que contempla a publicação de um podcast diário com uma leitura das memórias e uma meditação inspirada na espiritualidade dos pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto.

De acordo com o site do Santuário, a Novena dos Pastorinhos, feita em conjunto pelas Irmãs da Aliança de Santa Maria e pelo Santuário de Fátima, propõe uma reflexão sobre nove temas: a “União de vontades: quando o meu querer é o querer de Deus”; a “União de Corações”; “Deus não se pode dizer, nem deixar de dizer”; “Se é segredo, não se pode dizer!”; “Diante do eterno, não há tempo”; “Do sacrifício, não me escondo!”; “Nenhuma outra altura, senão a do Baixíssimo”; “O doce Cristo vestido de branco” e “A mudança”.

Para a noite de dia 19, está programada uma vigília, com um momento de veneração aos túmulos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O programa litúrgico que evoca a memória dos primeiros dois santos de Fátima, os mais jovens não mártires do santoral católico, completa-se no dia 20 com uma missa, presidida pelo cardeal D. António Marto.

Do programa faz ainda parte a realização do Concerto Evocativo dos Pastorinhos, com o Coro Ricercare, sob a direção de Pedro Teixeira, que se apresentará à cappella com cerca de 40 vozes (com máscara).

“Intitulado Rosa immaculata, o Concerto Evocativo dos Pastorinhos terá duas estreias: uma estreia absoluta da obra de Alfredo Teixeira Canticle of Ecstasy, e duas obras em estreia nacional, uma do jovem Miguel Jesus, Magnificat in five vignettes e outra de Paolo Orlandi, Ave Regina Caelorum”, indica o Santuário.

Segundo o Santuário de Fátima, a presença dos Pastorinhos far-se-á iconicamente com as duas esculturas oficiais de Francisco e Jacinta Marto na Capelinha das Aparições, entre 11 e 20 de fevereiro; duas pinturas oficiais dos santos Pastorinhos na Basílica de Nossa Senhora do Rosário e os dois ícones que serão venerados durante a Missa das 11h00 do dia 20, na Basílica da Santíssima Trindade, para onde se dirigirão em procissão, depois da oração do Terço às 10h00.

Diariamente, às 12h00 e às 21h30, haverá uma menção especial a esta novena na Capelinha.

Nas redes sociais do Santuário - Facebook e Youtube - entre os dias 11 e 19, será feita uma publicação de um conteúdo áudio com a leitura de uma passagem das Memórias da Irmã Lúcia seguida de meditação.

É também através das redes sociais do Santuário, que é possível acompanhar em direto as transmissões de todas as celebrações e o concerto alusivo à festa dos santos Francisco e Jacinta Marto.

Os dois jovens irmãos, que morreram vítimas da Gripe Espanhola, foram canonizados pelo Papa Francisco no dia 13 de maio de 2017, no ano do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+