Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jornada Mundial da Juventude

JMJ Lisboa. Papa encoraja jovens a preparar "evento fresco, com vida e força”

07 mar, 2022 - 15:00 • Ângela Roque

Numa mensagem vídeo divulgada esta segunda-feira, Francisco pede aos voluntários e aos organizadores da próxima Jornada Mundial da Juventude que não se deixem desencorajar pelas crises que afetam o mundo, e preparem o encontro do próximo ano, em Lisboa, com “criatividade” e “poesia”.

A+ / A-
JMJ 2023. Papa encoraja jovens a preparar "evento fresco, com vida e força”
JMJ 2023. Papa encoraja jovens a preparar "evento fresco, com vida e força”

O Papa deseja que a Jornada Mundial da Juventude Lisboa do próximo ano (JMJ2023) seja um encontro “com vida”, com “força” e “criativo”, fruto do contributo de todos os jovens. “Estou a olhar para Portugal, estou a olhar para Lisboa, estou a olhar para Fátima, estou a olhar para o encontro de todos vocês”, começa por afirmar o Papa na mensagem vídeo divulgada esta segunda-feira.

Francisco reconhece que o contexto “não é fácil, porque “saímos de uma crise pandémica, entramos numa crise económica e agora estamos na crise da guerra, que é um dos piores males que pode acontecer!”. Mas, espera que isso não desencoraje os mais novos, que estão a preparar o encontro e que nele vão participar.

“No meio de todas estas crises, vocês têm de preparar e ajudar, para que o evento de agosto de 2023 seja um evento jovem, um evento fresco, um evento com vida, um evento com força”, afirma, apelando à criatividade de todos os que preparam a JMJ. “ Se vocês não forem criativos, se vocês não forem poetas, este encontro não vai resultar, não vai ser original, vai ser uma fotocópia de outros encontros”.

“Animem-se e sigam em frente!”, refere ainda o Papa, sublinhando que “as crises superam-se juntos, não sós. E as crises põem-nos à prova para sairmos melhores. Iguais não se sai das crises: saímos melhores ou piores. E o desafio que se coloca hoje é para sairmos melhores”.

“Vocês são criativos, poetas! Façam essa poesia da criatividade a olhar para agosto de 2023”, pede o Papa.

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa, foi instituída por João Paulo II, em 1985. A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma, e desde então a JMJ já passou por Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019).

No dia 27 de janeiro de 2019, na conclusão da Jornada Mundial da Juventude na cidade do Panamá, foi anunciado que seria Lisboa a acolher a próxima edição, que vai decorrer entre os dias 1 e 6 e agosto de 2023.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    07 mar, 2022 Funchal 15:26
    Este encontro mundial deve ser realizado com a mensagem da paz, senão não faz sentido algum. E deveriam vir grupos russos para a união de povos

Destaques V+