Tempo
|
A+ / A-

Ucrânia. Bispos portugueses apelam à participação em jornada de oração pela paz

24 jan, 2022 - 14:28 • Lusa

Iniciativa foi convocada pelo Papa Francisco e está marcada para quarta-feira.

A+ / A-

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) apelou hoje às dioceses e organismos católicos nacionais para que participam na jornada de oração pela paz na Ucrânia que o Papa Francisco convocou para quarta-feira.

"Pede-se a todas as Dioceses e organismos eclesiais que estejam em sintonia com a intenção do Santo Padre, assumindo o dia 26 de janeiro como um dia de oração pela paz, na solidariedade fraterna com o povo ucraniano e com os cristãos e os bispos da Ucrânia", lê-se numa nota do secretariado da CEP citada pela agência Ecclesia.

No texto, a CEP recorda que, na sexta-feira, os bispos da Europa já haviam expressado exprimiram a mesma intenção.

No domingo, o Papa Francisco mostrou-se preocupado com a situação na fronteira entre a Ucrânia e a Rússia, devido à escalada de tensão, e alertou para possíveis repercussões na segurança do continente europeu.

"Sigo com preocupação o aumento das tensões que ameaçam provocar um novo golpe na paz na Ucrânia e põem em discussão a segurança no continente europeu com repercussões ainda mais vastas", alertou, a partir da janela do Palácio Apostólico, na oração do Angelus.

Diante dos fiéis que o ouviam na Praça de São Pedro, em Roma, Francisco fez um apelo "fervoroso" a "todas as pessoas de boa vontade" para rezarem e pedirem a Deus que "toda a ação e iniciativa política esteja ao serviço da fraternidade humana" e não ao lado de "interesses partidários".

"Aqueles que perseguem os seus objetivos à custa dos outros desprezam a sua própria vocação como seres humanos, porque somos todos irmãos criados", disse o pontífice, antes de convocar um dia mundial de oração pela paz na Ucrânia na próxima quarta-feira, dia 26 de janeiro.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+