Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Bom Caminho”. A operação da GNR nos caminhos de Santiago

07 jan, 2022 - 10:40 • Olímpia Mairos

Nos períodos de maior afluência de peregrinos, em particular na Semana Santa e no período do Verão, a GNR vai realizar patrulhas conjuntas com a Guardia Civil espanhola.

A+ / A-

Ao longo de 2022, a Guarda Nacional Republicana (GNR) vai estar atenta aos peregrinos do caminho de Santiago de Compostela.

A operação denominada “Bom Caminho”, vai decorrer até ao dia 31 de dezembro de 2022 e tem como objetivo promover a visibilidade e o patrulhamento de proximidade da Guarda, na proteção e segurança dos peregrinos que se deslocam a Santiago de Compostela.

“Ciente da importância dos ‘Caminhos de Santiago’, que remontam ao século IX, e que têm tido, nos últimos anos, um crescimento exponencial, principalmente desde a realização das Jornadas Mundiais da Juventude em Santiago de Compostela, em 1989, e da sua classificação pela UNESCO, em 1993, como Património da Humanidade, que lhe conferem uma dimensão cada vez mais internacional, a Guarda irá manter um conjunto de atividades operacionais que contribuem para o sentimento de segurança e a visibilidade junto dos peregrinos, nos diferentes percursos”, lê-se no comunicado enviado à Renascença.

A força de segurança esclarece que vai reforçar a sua presença “nos locais mais vulneráveis à passagem dos peregrinos, nomeadamente locais isolados e ermos, infraestruturas de acolhimento e locais de grande concentração, através de patrulhamento específico e ações de sensibilização”.

Nos períodos de maior afluência de peregrinos, em particular na Semana Santa e no período do Verão, a GNR vai realizar patrulhas conjuntas com a Guardia Civil espanhola.

Os Caminhos de Santiago, que atravessam Portugal, de sul para norte, são seguidos pelos peregrinos desde há séculos.

A GNR vai marcar presença no Caminho Português, no Caminho Português da Costa e no Caminho Português Interior, através dos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

Conselhos para o caminho:

• Planeie/prepare o percurso antecipadamente;

• Evite desviar-se do percurso;

• Caminhe apenas nos períodos diurnos;

• Utilize roupas claras e material retrorrefletor;

• No trajeto circule pelos passeios ou na ausência pelas bermas;

• Em grupo, caminhe em fila única;

• Mantenha o telemóvel com bateria e o contacto diário com a família;

• Não utilize auscultadores durante o caminho e evite o transporte de grandes quantidades de dinheiro;

• Nos albergues não deixe bens/dinheiro ao alcance de terceiros;

• Desloque-se sempre munido de documento de identificação (cartão de cidadão/passaporte e cartão europeu de saúde).

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+