Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Diocese de Viana do Castelo tem a partir deste fim de semana um novo bispo

26 nov, 2021 - 11:00 • Isabel Pacheco

D. Joao Lavrador toma posse sábado como novo bispo de Viana do Castelo. A entrada solene do novo prelado minhoto acontece domingo, primeiro do Advento, numa celebração na Sé Catedral pelas 15h30.

A+ / A-

D. João Lavrador elege a escuta e o diálogo como prioridades para o seu episcopado na Diocese de Viana do Castelo onde promete estar atento, em particular, aos “mais marginalizados da sociedade”.

No entender do novo bispo de Viana do Castelo, os marginalizados são "um grito à nossa consciência. Um incomodo que devíamos ter para despertar o nosso sentido de fraternidade”.

O até agora Bispo de Angra admite não ter “grandes projetos ou expectativas” para a sua nova missão, a não ser “conhecer verdadeiramente as pessoas”.

“No fundo vai ser o povo de Deus da diocese de Viana do Castelo quem vai ser o meu guia”, antecipa D. João Lavrador que diz esperar contar com todos: “sacerdotes, leigos” e as “pessoas da cultura, conscientes do que deve ser o verdadeiro humanismo. Tudo isso interessa”, garante.

Uma caminhada na sua nova missão que o, também, presidente da comissão episcopal da Cultura, dos Bens Culturais e das Comunicações Sociais quer fazer com “discernimento”.

“Não estamos em tempo de fazer uma aplicação sem mais das regras ou realidades pastorais que, até puderam ter muito êxito no passado, mas, certamente, já não poderão responder a este tempo. É preciso discernimento”, remata.

D. João Lavrador deixa os Açores, onde estava desde 2015, para assumir a diocese do Alto Minho. Sucede a D. Anacleto Oliveira, vítima de um acidente de viação em setembro de 2020, seu professor e colega no Instituto Superior de Teologia em Coimbra.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+