Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

abusos

Igreja em França pode vender património para indemnizar vítimas de abusos

09 nov, 2021 - 08:00 • Ângela Roque

Decisão foi anunciada pela Conferência Episcopal Francesa, depois de analisar o relatório da comissão independente revelado em outubro, e que concluiu que nos últimos 70 anos pelo menos 330 mil menores terão sido abusados por elementos da Igreja.

A+ / A-

Os bispos franceses comprometeram-se a indemnizar as vítimas de abusos sexuais praticados no seio da Igreja. O presidente da Conferência Episcopal de França anunciou que poderão ser vendidos “bens imobiliários”, pertencentes à CEF ou às dioceses católicas, ou então recorrer a um empréstimo.

“Qualquer pessoa vítima que se apresente será indemnizada, mas não temos uma ideia precisa do que isto pode custar”, admitiu D. Éric de Moulins Beaufort. As primeiras indemnizações poderão ser pagas já em 2022.

O arcebispo de Reims anunciou, ainda, ter pedido ajuda ao Vaticano, para que envie uma equipa de conselheiros, alguém “de confiança” que vá verificar se os bispos têm feito tudo o que devem para ajudar e compensar as vítimas de abusos sexuais. O pedido terá sido endereçado diretamente ao Papa Francisco.

O presidente da Conferência Episcopal Francesa falava aos jornalistas, em conferência de imprensa, no final da reunião em que foi analisado o relatório da comissão independente aos abusos de menores na Igreja católica francesa desde 1950.

O documento, divulgado em outubro, aponta para a ocorrência de mais de 300 mil casos em 70 anos. Apesar das críticas ao facto da comissão ter chegado a este número com base em estimativas, os bispos franceses aceitaram sem reservas a responsabilidade sobre os erros históricos cometidos neste âmbito, e comprometeram-se a corrigir e a tentar fazer justiça, em colaboração com as autoridades civis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+