Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vaticano prolonga fase diocesana do Sínodo 2023 até agosto do próximo ano

29 out, 2021 - 12:11 • Olímpia Mairos

A decisão alarga o prazo para a apresentação das sínteses das consultas das Conferências Episcopais, das Igrejas Orientais Católicas e de outros organismos eclesiais.

A+ / A-

A Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos anunciou esta sexta-feira que a fase diocesana do processo sinodal vai ser prolongada até 15 de agosto de 2022.

“Neste período, ouvimos repetidas vezes e de muitas partes o pedido de prolongar a duração da primeira fase do caminho sinodal, para proporcionar uma oportunidade maior ao povo de Deus de fazer uma autêntica experiência de escuta e diálogo”, informa a Secretaria-Geral do Sínodo em comunicado.

A fase diocesana do processo sinodal iniciado este mês vai assim permitir mais quatro meses de auscultação e mobilização das comunidades locais, permitindo uma maior participação e envolvência no caminho sinodal lançado pelo Papa.

“Conscientes de que uma Igreja sinodal é uma Igreja que escuta, considerando que esta primeira fase é essencial para este caminho sinodal e avaliando estes pedidos, procurando sempre o bem da Igreja, o Conselho Ordinário do Sínodo dos Bispos decidiu prorrogar até 15 de agosto 2022 o prazo para a apresentação das sínteses das consultas das Conferências Episcopais, das Igrejas Orientais Católicas sui iuris e de outros Organismos eclesiais”, lê-se mo documento enviado à Renascença.

A decisão alarga o prazo para a apresentação das sínteses das consultas das Conferências Episcopais, das Igrejas Orientais Católicas e de outros organismos eclesiais.

A Secretaria-Geral do Sínodo dá nota que “as numerosas comunicações recebidas nestas primeiras semanas de caminho sinodal das Conferências Episcopais, dioceses e paroquias são verdadeiramente uma confirmação encorajadora de quantos na Igreja se estão a empenhar em celebrar a primeira fase do processo sinodal – que tem como tema Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão – constituída pela consulta ao povo de Deus”.

“Por tudo isto estamos verdadeiramente agradecidos”, realça o documento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+