Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Igreja de Santa Clara no Porto reabre ao público

21 out, 2021 - 10:39 • Olímpia Mairos

Depois de cinco anos em obras, este exemplar da talha nacional e um dos monumentos mais icónicos da cidade do Porto, volta a receber visitas.

A+ / A-

A Igreja de Santa Clara, no Porto, classificada como Monumento Nacional desde 1910, vai reabrir as portas ao público na sexta-feira, após cinco anos em obras de conservação e restauro a cargo da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A “Operação Igreja de Santa Clara do Porto” teve início em 2016 e termina agora com “a recuperação deste lugar de relevo na cidade, referência do barroco nacional e um dos maiores exemplares da talha dourada em Portugal, possibilitando, simultaneamente, uma melhoria das condições de receção do visitante”, informa a DRCN, em comunicado.

As obras orçadas em cerca de 2,5 milhões de euros incidiram sobre o sistema construtivo e estrutural do edifício, a remodelação das infraestruturas elétricas, de telecomunicações e de segurança, a redução de barreiras arquitetónicas e a criação de condições de visita.

“Também o património integrado foi alvo de uma intervenção profunda. Cerca de uma centena de trabalhadores da área da conservação e restauro, de diferentes especialidades, integraram a intervenção de todo o espólio artístico do imóvel, englobando a talha dourada e policromada, a escultura, a pintura de cavalete, a pintura mural, a pedra, o azulejo, os metais e o património organístico”, acrescenta o mesmo texto.

Ainda de acordo com a DRCN, a intervenção foi acompanhada por uma “ampla investigação histórica que incluiu o todo do agora extinto e fragmentado Convento de Santa Clara do Porto, do qual sobreviveu a igreja (hoje igreja paroquial), o claustro (hoje integrado na sede do Comando Metropolitano da PSP) e a cerca (incluindo o troço mais bem conservado da muralha medieval do Porto, classificado como Monumento Nacional)”.

Ao longo da intervenção foram descobertos detalhes do edifício até agora desconhecidos.

São exemplo disso algumas pinturas em madeiras, datadas do século XVII, que ilustram santos, nomeadamente Santa Clara, uma lápide de granito de 1645 que informa da obrigatoriedade de ser rezada missa diária pela alma do abade de Vandoma, ali sepultado, ou até pinturas de anjos alados escondidas sob a talha que seriam mais antigas.

Localizada na freguesia da Sé, no Largo Primeiro de Dezembro, a Igreja de Santa Clara é um dos melhores exemplares das denominadas igrejas forradas a ouro do barroco joanino, conservando a sua estrutura arquitetónica gótica. Construída ao lado das Muralhas Fernandinas, ficou concluída em 1457.

A “Operação Igreja de Santa Clara do Porto”, da responsabilidade da Direção Regional de Cultura do Norte, foi comparticipada em 85% pelo Programa Operacional Norte 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com o Mecenato da Irmandade dos Clérigos e da Fundação Millennium BCP. A candidatura contou com o apoio da Associação Comercial do Porto e da Câmara do Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+