Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Igreja indemniza cerca de 500 vítimas de abusos em França

14 mar, 2024 - 20:28 • Ricardo Vieira, com agências

​O relatório anual da Autoridade Nacional Independente de Reparação e Reconhecimento foi divulgado esta quinta-feira.

A+ / A-

A Igreja Católica de França indemnizou um total de 489 vítimas de abusos sexuais, até agora, segundo a Associated Press.

A informação foi avançada esta quinta-feira pela comissão independente que está a supervisionar o processo.

O relatório anual da Autoridade Nacional Independente de Reparação e Reconhecimento adianta que um total de 1.351 vítimas de abusos requereram pedidos de compensação financeira a apoio psicológico para lidar com o trauma.

Até agora, 88 pessoas viram ser aprovada a indemnização máxima de 60 mil euros. A compensação financeira média é de 35 mil euros, indica o documento.

A idade média atual das pessoas que denunciaram ter sido vítimas de abusos por elementos ligados à Igreja é de 61 anos, disse Marie Derain de Vaucresson, coordenadora da comissão independente.

Do grupo de vítimas, 66% são homens e 34% são mulheres.

A Conferência Episcopal de França aceitou compensar financeiramente as vítimas de abusos na Igreja, na sequência de um relatório publicado em 2021.

A investigação conclui que 330 mil crianças terão sido abusadas por pessoas ligadas à Igreja ao longo de 70 anos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+