Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nossa Senhora da Conceição

Congresso assinala 375 anos da Padroeira de Portugal

14 mar, 2022 - 19:40 • Teresa Paula Costa

Santuário de Fátima recebe, de 24 a 26 de março, Congresso Internacional ‘Mulher, Mãe e Rainha’, que comemora 375 anos da Coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal.

A+ / A-

O Santuário de Fátima vai receber, de 24 a 26 de março o Congresso Internacional “Mulher, Mãe e Rainha”, organizado pelo Instituto da Padroeira de Portugal para os Estudos da Mariologia (IPPEM), em colaboração com o Santuário.

Inicialmente marcado para 2021, ano em que Portugal viu passar 375 anos da coroação de Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal, o congresso teve de ser adiado devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Pretendendo ser um fórum de estudo abrangente, nas temáticas, nas visões e nas abordagens, apresentará diferentes contributos relativos aos estudos da Mariologia, da Teologia e da Bíblia; da Religiosidade Popular; das Associações de Fiéis e das Ordens Religiosas (impulsionadoras em tantos casos, da devoção à Virgem Maria); do Direito Canónico; da Antropologia e da Sociologia, da Arte e da História da Igreja; da História de Portugal e até da História Universal.

De acordo com o Presidente do Congresso, o evento “toma Nossa Senhora como figura a abordar, a partir dos 375 anos da coroação da Imaculada Conceição como Padroeira de Portugal pelo rei D. João IV”.

Em declarações à Renascença, Marco Daniel Duarte revelou que “através de várias áreas de estudo, vamos abordar a figura de Maria”.

Será um Congresso “interdisciplinar em que serão abrangidas áreas como a teologia, fundamentos bíblicos, discursos parenéticos e História”. Em abordagem estará a forma como diferentes povos viram Nossa Senhora, particularmente os da Península Ibérica e os do “Novo Mundo, ou seja América Central e espanhola.”


O congresso vai abrir e fechar com “duas figuras de renome internacional ligadas à Santa Sé.” Stefano Cecchin, Presidente da Pontifícia Academia Mariológica Internacional que abrirá o Congresso no dia 24 de março e Monsenhor Rino Fisichella, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização que o encerrará, no dia 26.

Trata-se de um congresso “científico”, esclareceu Marco Daniel Duarte, em que participarão investigadores de diferentes áreas, como José Rui Teixeira, da Universidade Católica e Antónia Fialho Conde, da Universidade de Évora, entre outros.

“A promoção do culto a Nossa Senhora da Conceição como Padroeira de Portugal nos primórdios da imprensa periódica nacional”, “Maria nas Escrituras Sagradas”, “Considerações em torno da Génese do Dogma da Imaculada Conceição – A Importância de Santo Agostinho e a Questão Pelagiana”, “A perfeição de Maria na formula agostiniana do pecado original” e “Do corpo de Maria ao corpo cósmico de Cristo Cristologia, Cosmologia e Mariologia” serão alguns dos temas em análise no Congresso que decorrerá nos auditórios do Centro Pastoral Paulo VI, em Fátima.

Durante o Congresso será apresentado o livro “Coroa preciosa de Nossa Senhora de Fátima – Joias e a bala”.

Publicado pelo Santuário de Fátima, o livro pretende mostrar não só “toda a história que envolve a coroação da imagem de Nossa Senhora de Fátima”, mas também as joias e gemas que tem incrustadas, além da bala que atingiu o Papa João Paulo II.

Depois da apresentação, estará à venda no Santuário e em livrarias em todo o país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+