Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu o cardeal Urosa Savino, arcebispo emérito da Venezuela

24 set, 2021 - 11:20 • Olímpia Mairos

O Papa já enviou um telegrama de condolências pela morte do prelado de 79 anos que tinha sido diagnosticado com Covid em agosto. Foram estabelecidos nove dias de luto na arquidiocese venezuelana.

A+ / A-

Veja também:


Morreu aos 79 anos, o cardeal Urosa Savino, arcebispo emérito de Caracas. Foi diagnosticado com Covid e encontrava-se internado, desde finais de agosto, na unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Caracas.

O Papa Francisco já enviou um telegrama de condolências, expressando os seus sentimentos de tristeza. Francisco recordou o cardeal como “pastor dedicado que, durante anos e com fidelidade, deu a sua vida ao serviço de Deus e da Igreja”.

O Papa conclui o telegrama oferecendo “sufrágios pelo descanso eterno da sua alma, para que o Senhor Jesus lhe conceda a coroa da glória que não perece”.

O bispo nasceu em Caracas, no dia 28 de agosto de 1942, e foi ordenado sacerdote no dia 15 de agosto de 1967.

Completou os seus estudos em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, e em 1882 foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Caracas. Oito anos mais tarde passou a Segundo Arcebispo de Valência, na Venezuela. Em 2005, foi transferido por Bento XVI para a Sé Arquiepiscopal de Caracas.

Foi nomeado cardeal em 2006, tendo participado no conclave que elegeu o Papa Francisco. Foi membro do Conselho de Cardeais para o estudo dos problemas organizacionais e económicos da Santa Sé.

De acordo com a Conferência Episcopal Venezuelana, o cardeal D. Urosa Savino viveu sempre ao lado do sofrimento do povo venezuelano, apelando aos líderes políticos para trabalharem juntos para resolver pacificamente a crise.

Nos últimos dias, foi publicada uma mensagem de D. Urosa Savino, em que o prelado expressava o seu amor a Deus, à Igreja e ao povo venezuelano. No texto, o cardeal manifestou o desejo de “receber os sacramentos e pediu a Deus que abençoasse a Igreja na Venezuela, para que permanecesse sempre unida”.

O cardeal será sepultado no “Pantheon Arcebispal”, dentro da Catedral de Santa Ana em Caracas, ao lado de outros 15 arcebispos da cidade. Foram estabelecidos nove dias de luto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+