Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ser cristão é superar discriminações, lembra Papa

08 set, 2021 - 11:32 • Olímpia Mairos

Francisco alertou para a escravidão na audiência geral desta quarta-feira. “Somos filhos de Deus” foi o tema da catequese.

A+ / A-

O Papa Francisco deu continuidade às catequeses sobre a Carta aos Gálatas, alertando para “as diferenças e os contrastes que criam separação” e que “não deveriam existir entre os fiéis em Cristo”.

“Pelo contrário, a nossa vocação é tornar concreto e evidente o chamamento à unidade de toda a raça humana”, disse.

Segundo o Papa, os cristãos dão por certa esta realidade de ser filhos de Deus, mas “é bom recordar sempre com gratidão o momento em que nos tornamos tais, o do nosso batismo, para viver com maior consciência o grande dom recebido.”

Como já fez em inúmeras ocasiões, Francisco reforçou a importância de saber a data do batismo e recordar essa data todos os anos.

“Se hoje eu perguntasse quem de vocês sabe a data do batismo, creio que poucos levantariam a mão”, brincou Francisco, recomendando que os fiéis celebrem esta memória.

Depois, Francisco lembrou que nas suas Cartas, São Paulo refere-se várias vezes ao batismo, e explicou que, para o apóstolo, “ser batizado equivale a participar de modo efetivo e real no mistério de Jesus. Portanto, não é apenas um rito externo. Aqueles que o recebem são transformados nas profundezas do seu ser, no seu íntimo, e possuem uma nova existência, precisamente a vida que lhes permite dirigir-se a Deus e invocá-lo com o nome de “Aba, pai”.

Francisco define como audaciosas, chocantes e revolucionárias as afirmações do apóstolo na época, pois, através do batismo, a filiação divina prevalece sobre as diferenças culturais, sociais e religiosas: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher".

Sobre estes conceitos, o Papa afirmou com pesar que, no caso da escravidão, esta existe ainda hoje: “Milhões de pessoas sem direito a comer, à educação, ao trabalho. São os novos escravos, que estão na periferia, explorados por todos. Ainda hoje existe a escravidão, pensemos nisto”, pediu.

O Papa referiu-se ainda à diferença entre o masculino e o feminino e condenou expressões de desprezo ao género feminino. “Homem e mulher têm a mesma dignidade. E existe na história de hoje uma escravidão das mulheres, as mulheres não tem as mesmas oportunidades que os homens”, denunciou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+