Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​“É preciso pôr fim ao curto-circuito de morte”, diz Papa aos líderes ibero-americanos

21 abr, 2021 - 16:44 • Aura Miguel

Francisco apela a “novas formas de solidariedade mundial” para garantir vacinas para todos e travar a pandemia de Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


O Papa Francisco pede aos líderes da Cimeira Ibero-americana “novas formas de solidariedade mundial”, para garantir a distribuição equitativa das vacinas e maior coragem “para se rever a relação entre pessoas e economia”, onde o benefício económico “não seja o objetivo principal, mas sim a tutela da vida humana”.

Numa carta dirigida aos participantes desta XXVII Cimeira, a decorrer em Andorra, o Papa não esquece os milhões de vítimas e doentes afetados pela pandemia, “que não fez distinções e atingiu pessoas de todas as culturas, credos, extratos sociais e económicos”, incluindo crianças e jovens.

Francisco elogia os rápidos esforços na busca de uma vacina efetiva contra a Covid-19, mas apela à solidariedade e distribuição equitativa, “não baseada em critérios puramente económicos, mas tendo em conta as necessidades de todos, especialmente dos mais vulneráveis”.


É que, para o Papa, “a imunização extensiva deveria ser considerada como um bem comum universal”. Por isso, Francisco pede a esta Cimeira “ações concretas que inspirem todo o processo de investigação, produção e distribuição das vacinas”.

A atual crise causada pela pandemia também pode ser “uma boa ocasião para rever a relação entre pessoa e economia de modo a superar o curto-circuito da morte que vive em todo o lugar e em todo o tempo”, escreve o Papa.

Francisco pede esforços “para criar um novo horizonte de expectativas onde o beneficio económico não seja o objetivo principal, mas sim a tutela da vida humana, com soluções novas, mais inclusivas e sustentáveis, a favor do bem comum universal”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+