Tempo
|
A+ / A-

D. Tolentino de Mendonça

O guardião da memória viva da Igreja e os “antídotos contra a amnésia”

23 mar, 2021 - 11:37 • Aura Miguel

D. Tolentino de Mendonça foi entrevistado pelo Vatican News e fala da importância da Biblioteca e do Arquivo Apostólicos. Ali “confluem dois grandes rios: a palavra de Deus e a palavra dos homens”.

A+ / A-

“Uma biblioteca e um arquivo são antídotos para a amnésia”, afirma D. José Tolentino de Mendonça. Entrevistado pelo portal da Santa Sé Vatican News, o cardeal português considera que “a Igreja é tanto mais vital quanto mais se dá conta da memória viva que palpita em si mesma e assegura a sua continuidade”.

O bibliotecário e arquivista do Papa sublinha a centralidade da dimensão da memória na vida da Igreja, uma vez que “esta baseia a própria existência na memória histórica e sacramental dos gestos e das palavras de Jesus”.

Por isso, a Biblioteca e o Arquivo Apostólicos não são meras instituições, têm uma vocação e missão específicas. “Uma das missões fundamentais da Biblioteca Apostólica, por exemplo, é conservar alguns dos testemunhos mais antigos da tradição manuscrita das Sagradas Escrituras. Só isto bastaria para a considerar o coração Igreja”, diz o cardeal português.

Tolentino recorda as palavras do Papa Francisco ao explicar que, na sua Biblioteca, “confluem dois grandes rios: a palavra de Deus e a palavra dos homens”, e confirma: “aqui, de facto, toca-se de perto o que significa catolicidade. Aqui, a catolicidade não é uma abstração; a catolicidade foi e é vivida pelos sucessores de Pedro como um abraçar tudo o que é humano, valorizando todas as culturas e formas de expressão”.

Deste modo, foi-se edificando “um monumental depósito do pensamento humano que se estende sobre um arco de séculos, desde a antiguidade até ao presente”. Uma universalidade espelhada também nos documentos do Arquivo Apostólico que, para o cardeal Tolentino, são “uma espécie de prolongamento dos livros dos Actos dos Apóstolos, porque narram a aventura do cristianismo no tempo e como o Espírito Santo conduz a Igreja”.

O guardião deste imenso tesouro da memória viva da Igreja revela ainda o impacto que, nestes anos, tem observado em tantos visitantes e especialistas que passam pela Biblioteca e Arquivo Apostólicos. “Quando entram nestes espaços e contemplam a imensidão e a qualidade do património aqui conservado, ficam sem palavras. Diria que o seu silêncio não é só silêncio. É algo semelhante aquele tremor que Blaise Pascal dizia ser provocado quando pensava o infinito”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+