Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Imprensa de Inspiração Cristã lamenta ausência de “medidas de apoio”

16 out, 2020 - 11:06 • Olímpia Mairos

Associação que representa o setor considera que o Orçamento do Estado para a imprensa regional “não protege as pessoas e não apoia nem a economia, nem o emprego”.

A+ / A-

A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC) manifesta “profundo desagrado” perante a ausência de “medidas de apoio” no Orçamento do Estado (OE) para 2021, apesar das propostas apresentadas ao Governo.

“É com profundo desagrado que a AIC – Associação de Imprensa de Inspiração Cristã constata que a proposta do Orçamento do Estado para 2021, apresentada pelo Governo na Assembleia da República, não reflete nenhuma melhoria para a imprensa regional, setor extremamente importante para o fortalecimento democrático e da coesão do país”, afirma o presidente da AIC, Pedro Ribeiro, em comunicado.

A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã indica que apresentou ao Governo propostas “em devido tempo” e lamenta que nenhuma tenha sido acolhida, acrescentando que “o OE para a imprensa regional é igual ao documento em vigor para este ano, não refletindo a gravíssima crise causada pela epidemia e que atingiu fortemente este setor da comunicação social”.

De acordo com Paulo Ribeiro, presidente da AIC, foram apresentadas ao Governo “apenas três medidas urgentes”.

“Infelizmente, nenhuma das propostas foi contemplada pelo Ministério da Cultura, ao contrário de outros setores debaixo da mesma tutela que viram, felizmente, aumentar os apoios estatais, pelo que o nosso grau de preocupação é agora muito maior, dada a magnitude dos problemas que afligem a comunicação social”, lamenta Paulo Ribeiro.

No entender de Paulo Ribeiro, o Orçamento do Estado para a imprensa regional “não protege as pessoas e não apoia nem a economia, nem o emprego”.

Nos próximos dias a AIC vai procurar junto dos partidos com assento parlamentar “explicar as consequências nefastas que a ausência de alterações das políticas públicas, traduzidas neste documento, irá trazer para a imprensa regional em 2021”.

A Associação de Imprensa de Inspiração Cristã representa cerca de 170 títulos de jornais e revistas, com uma tiragem média mensal de cerca de dois milhões de exemplares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+