Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Papa elogia Aristides de Sousa Mendes

17 jun, 2020 - 09:20 • Aura Miguel

Francisco apontou o exemplo do diplomata português como modelo de liberdade de consciência.

A+ / A-

No final da habitual audiência geral das quartas-feiras, proferida a partir da biblioteca do Palácio apostólico, o Papa recordou que “decorre hoje a Jornada da Consciência”, inspirada no testemunho do diplomata português Aristides de Sousa Mendes que, há 80 anos, decidiu “seguir a voz da consciência e salvou a vida de milhares de judeus e de outros perseguidos”.

A opção assumida pelo diplomata português, motivou ainda Francisco a deixar um apelo ao respeito por esta liberdade, tantas vezes em risco.

“Que a liberdade de consciência possa ser respeitada, sempre e em todo o lado, e que cada cristão possa dar o exemplo de coerência com uma consciência reta e iluminada pela palavra de Deus”, pediu.

Durante a audiência, o Santo Padre falou do percurso de Moisés, como ponte entre Deus e o seu povo, e sublinhou que “o pastor deve ser ponte”, tal como foi Moisés.

“Não se é pastor para fazer carreira, mas para servir o povo que Deus nos deu”, concluiu Francisco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim António Antunes Pinto Basto
    18 jun, 2020 V. N. de Gaia 10:49
    Isto é um Bom testemunho para aqueles que são saudosistas do DITADOR, que ela um vingativo,,que a apesar de ter sido uma desobediência,, podia-o ter destituído e, nunca mas mesmo nunca, perseguir tão barbaramente ao ponto de o ter levado á miséria...Isso não foi um acto de crente como se fazia passar com o Cerejeira....
  • 17 jun, 2020 12:39
    Não leu nem lhe leram a página do sr Mendes na wikipedia versão espanhola.

Destaques V+