Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Criada Fundação João Paulo I para valorizar “um Papa simples e humilde”

28 abr, 2020 - 12:09 • Aura Miguel

Nova fundação criada pelo Papa Francisco será presidida pelo cardeal Pietro Parolin.

A+ / A-

O Papa Francisco criou a Fundação Vaticana João Paulo I com o objetivo de aprofundar a sua figura, o seu pensamento e promover os seus ensinamentos.

O pontificado de Albino Luciani durou apenas 33 dias (26 de agosto de 1978 - 28 de setembro de 1978), mas tem muito para valorizar. É o que explica a iniciativa do Papa Francisco ao instituir esta fundação.

O Papa nomeou o cardeal secretário de Estado para presidir a esta Fundação. Num artigo publicado no “L’Osservatore Romano”, o cardeal Pietro Parolin escreve que “o Papa João Paulo I foi e continua a ser um ponto de referência na história da Igreja universal, cuja importância - como São João Paulo II já salientara - é inversamente proporcional à duração do seu brevíssimo pontificado”.

O cardeal Pietro Parolin valoriza a sensibilidade pastoral de Albino Luciani, especialmente a sua ”proximidade, humildade, simplicidade, insistência na misericórdia de Deus, amor ao próximo e solidariedade”, bom como a sua determinação na “busca da unidade dos cristãos, do diálogo inter-religioso, do diálogo com a contemporaneidade e em favor da justiça e da paz.”

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+