Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Bispo do Algarve quer Páscoa “com alegria” e sem medo

03 abr, 2020 - 17:19 • Ângela Roque

D. Manuel Quintas divulgou orientações para a Semana Santa. As celebrações vão transmitidas pela internet e no Domingo de Páscoa todas as igrejas do Algarve vão tocar os sinos ao meio-dia.

A+ / A-

O bispo do Algarve enviou uma mensagem a todas as comunidades católicas algarvias, com indicações para se viver a Semana Santa e a Páscoa deste ano.

Na mensagem intitulada “Não tenhais medo! Ressuscitou!”, divulgada nesta sexta-feira, D. Manuel Quintas lembra que, apesar de neste momento os cristãos da diocese, como no resto do país, estarem privados de celebrar como gostariam, é importante que estejam unidos, de modo a “alimentar e fortalecer os laços de fraternidade e de comunhão eclesial”.

Mas, acrescenta, é obrigatório seguir as normas indicadas pelo Vaticano e pela Conferência Episcopal Portuguesa, respeitando as orientações dadas “pelas autoridades civis e de saúde”.

“Os efeitos provocados pel Covid-19, o estado de emergência em que nos encontramos e a consequente responsabilidade social e cívica de todos, obrigam-nos a celebrar o mistério pascal, núcleo essencial da nossa fé, de modo diferente, como diferente tem sido já a vivência deste tempo de Quaresma”, afirma o bispo, que pede aos cristãos algarvios que, nesta Páscoa, se deixem “contagiar pela alegria que inundou o coração de quantos experimentaram e testemunharam a presença de Cristo ressuscitado”.

Aos padres, D. Manuel Quintas pede que “informem os paroquianos sobre o horário das celebrações, de modo a que possam unir-se em oração nas suas próprias casas, ou onde for possível, e participar em direto através das redes sociais”, como de resto tem acontecido ao longo das últimas semanas.

As celebrações da Semana Santa e da Páscoa serão transmitidas através dos sites e páginas de Facebook da diocese do Algarve, do jornal diocesano “Folha do Domingo” e da plataforma “Mais Algarve”, nos seguintes horários:

  • Domingo de Ramos (5 de abril) - missa às 11h00
  • Quinta-feira Santa (9 de abril) – missa da Ceia do Senhor às 17h00
  • Sexta-feira Santa (10 de abril) - Celebração da Paixão do Senhor às 15h00
  • Sábado Santo (11 de abril) - Vigília Pascal às 21h00
  • Domingo de Páscoa (12 de abril) – Missa da Páscoa do Senhor às 11h00

O bispo do Algarve deu ainda indicações para que, no Domingo de Páscoa, às 12h00, sejam “tocados festivamente os sinos em todas as Igrejas da diocese, em sinal do anúncio da vitória de Cristo sobre a morte e de esperança para todos, particularmente os que vivem em tempo de grande sofrimento, bem como de comunhão entre todas as comunidades e pessoas da diocese do Algarve”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+