Tempo
|
A+ / A-

Igreja Católica suspende missas em Portugal

13 mar, 2020 - 11:39 • Redação

Esta situação vai manter-se até “ser superada a atual situação de emergência”.

A+ / A-
CEP anuncia suspensão de missas e catequese
CEP anuncia suspensão de missas e catequese

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) determinou a suspensão de todas as missas no país até “ser superada a atual situação de emergência”.

A nota enviada à redação, a CEP considera que também devem seguir-se as indicações diocesanas referentes a outros sacramentos e atos de culto, bem como à suspensão de catequeses e reuniões.

No entanto, os bispos portugueses defendem que esta suspensão seja complementada com “as possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio e internet”.

De acordo com CEP, a decisão de suspender todas as celebrações está em “consonância com as indicações do Governo e das autoridades de saúde”.

Esta semana, a Organização Mundial de Saúde declarou a doença Covid-19 como uma pandemia e na quinta-feira à noite o Governo português declarou estado de alerta.

Desde dezembro do ano passado, o novo coronavírus infetou mais de 135 mil pessoas, das quais mais de metade já recuperou da doença. A covid-19 provocou quase cinco mil mortos em todo mundo.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde comunicou, esta sexta-feira, que o número de pessoas infetadas subiu para 112.

embed:
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Barros
    20 mar, 2020 Lagoa, Algarve 18:09
    É bom lembrar os trabalhadores rurais que nos campos labutam para garantirem o, seja qual for as condições do tempo abastecimento de bens alimentares. Estes operários são normalmente esquecidos.
  • Rodrigo Pereira
    13 mar, 2020 19:02
    A notícia induz em erro. Não se trata de suspender as Missas, mas sim a celebração das Missas comunitárias, públicas, isto é, com presença e participação do povo. A Santa Missa, como manifestado na doutrina e tradição da Igreja Católica, pode e deve ser celebrada também privadamente, ou seja, apenas com o Sacerdote e um assistente que sirva a Missa ou mesmo, em caso de necessidade, sem assistente algum.
  • luis goncalves
    13 mar, 2020 setuval 16:00
    boa tarde e uma falta de respeito para com os fieis .nao haver santa eucaristia durante este periodo tao importante na vida de cristao como na Quaresma
  • José Luís
    13 mar, 2020 4805-634 -Oleiros - GUIMARÃES 12:03
    Parabéns pela todo o vosso trabalho de informação, formação e ética comunicacional: Notícias fundamentadas, breves; comentários acertados; "As três da manhã"; "Bola Branca", "Hotel Califórnia"...

Destaques V+