Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

COP25

Papa pede ações concretas e mais recursos para mitigar efeitos negativos do clima

04 dez, 2019 - 09:56 • Ecclesia

Francisco lembra aos líderes mundiais que "há uma janela de oportunidade" e que não podem deixar que se feche.

A+ / A-

O Papa desafiou os participantes na Conferência da ONU sobre o Clima (COP25), que decorre em Madrid, a tomar medidas concretas para a implementação do Acordo de Paris, considerando que ainda se está “longe” desses objetivos.

“Infelizmente, após quatro anos, temos de admitir que esta consciência ainda é fraca, incapaz de responder de forma adequada ao forte sentido de urgência para uma ação rápida, exigida pelos dados científicos ao nosso dispor”, refere a mensagem, lida na capital espanhola pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

“Temos de perguntar-nos seriamente se há vontade política para oferecer – com honestidade, responsabilidade e coragem – mais recursos humanos, financeiros e tecnológicos para mitigar os efeitos negativos da mudança climática”, questiona Francisco.

O Papa destaca a importância do Acordo de Paris, assumido na COP21, com uma “consciência crescente” na comunidade internacional da necessidade de trabalhar em conjunto na defesa da natureza, exigindo que se passe das palavras a “ações concretas”.

É preciso uma “mudança de civilização” a favor do bem comum

“Atualmente, há um acordo cada vez maior sobre a necessidade de promover processos de transição e de transformação do nosso modelo de desenvolvimento, encorajando a solidariedade”, escreve o pontífice, alertando para a ligação entre alterações climáticas e pobreza.

Francisco realça que vários estudos mostram que é “possível limitar o aquecimento global”, o que exige uma “forte vontade política” e uma redefinição do investimento público, dando prioridade às áreas que permitem manter um “planeta saudável para hoje e amanhã”.

A mensagem fala numa “mudança de civilização”, em favor do bem comum, face aos desafios das “emergências climáticas”.

“Há uma janela de oportunidade, mas não podemos deixar que se feche. Precisamos de aproveitar esta ocasião, através de ações responsáveis nos campos económico, tecnológico, social e educacional”, indica o Papa.

Francisco elogia o compromisso das novas gerações, pedindo que os responsáveis políticos não passem aos jovens o “fardo” de resolver os problemas causados pela sua ação.

A COP25 começou esta segunda-feira em Madrid, com a presença de 50 líderes mundiais, incluindo o primeiro-ministro português, António Costa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+