Tempo
|
A+ / A-

Em Abu Dhabi, Papa quer escrever "nova página nas relações entre religiões"

31 jan, 2019 - 06:00 • Redação

Francisco envia mensagem ao povo dos Emirados Árabes Unidos antes da visita que começa no domingo.

A+ / A-
Em Abu Dhabi, Papa quer escrever "nova página na história das relações entre as religiões"
Em Abu Dhabi, Papa quer escrever "nova página na história das relações entre as religiões"

O Papa Francisco diz que vai a Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, para ajudar a escrever uma “nova página na história das relações entre as religiões”.

“Estou feliz com esta oportunidade que me foi oferecida pelo Senhor para escrever, na vossa querida terra, uma nova página na história das relações entre as religiões, confirmando que somos irmãos, mesmo sendo diferentes”, afirma o Papa numa mensagem ao povo dos Emirados.

Francisco manifesta a sua alegria em poder visitar um país de maioria muçulmana que “procura ser um modelo de convivência, de fraternidade humana e de encontro entre diversas civilizações e culturas”.

Assinala que nos Emirados são muitos os que “encontram um lugar seguro para trabalhar e viver livremente, no respeito pela diversidade”.

Nesta mensagem, Francisco agradece, em particular, ao xeique Mohammed bin Zayed bin Sultan Al Nahyan, que convidou o Papa a participar no encontro inter-religioso sobre o tema “Fraternidade humana”.

“Agradeço ao amigo e caro irmão o Grande Imã de Al-Azhar, Dr. Ahmed Al-Tayeb, e a todos aqueles que colaboraram na preparação do encontro, pela coragem e vontade de afirmar que a fé em Deus une e não divide, aproxima as pessoas na diferença e afasta da hostilidade e da aversão”, acrescentou.

A visita do Papa Francisco aos Emirados Árabes Unidos começa no domingo, 3 de fevereiro, e termina na terça-feira.

No domingo, está apenas prevista uma receção oficial. Na segunda-feira, o Papa é recebido no palácio presidencial de Abu Dhabi, encontra-se com o princípe herdeiro, depois com os membros do Conselho Muçulmano de Anciãos e, a terminar o dia, participa no encontro inter-religioso.

Na agenda de terça-feira, último dia da deslocação aos Emirados, Francisco faz uma visita privada à catedral de Abu Dhabi, vai celebrar uma missa com os fiéis católicos num recinto desportivo e regressa a Roma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+