Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispo americano tem agenda cheia esta terça-feira, mas tenciona ser detido

27 fev, 2018 - 16:14

O prelado de Lexington, John Stowe, é um de muitos clérigos que participa num gesto de desobediência civil em Washington, por solidariedade com os imigrantes sob risco de deportação.

A+ / A-

Veja também


Os bispos católicos tendem a ter a agenda cheia, mas a terça-feira de John Stowe, bispo de Lexington, nos EUA, promete ser particularmente agitada. Se tudo correr conforme os seus planos, o bispo será detido juntamente com centenas de outros católicos, incluindo padres, monges, freiras e leigos.

Stowe junta-se esta manhã a um grupo de cerca de 200 manifestantes que vão cometer um ato de desobediência civil na cidade de Washington DC, em solidariedade com os “dreamers”, imigrantes ilegais que chegaram ao país na infância mas que poderão ver levantada a sua imunidade de detenção e deportação, num braço de ferro político entre a administração de Donald Trump e os democratas.

Atualmente os “dreamers” beneficiam da proteção de um programa chamado DACA – Deferred Action for Childhood Arrivals. Mas Trump ameaça acabar com o programa caso o congresso não aprove o financiamento para construir o muro de separação na fronteira com o México.

Num artigo publicado esta terça-feira na agência Religion News Service, o padre jesuíta e ativista Thomas Reese explica que vai participar e conta ser detido, mas que encara isso como um ato de solidariedade. “Numa altura em que os ‘dreamers’ são sujeitos a detenção e deportação, ser detido é um gesto simbólico de solidariedade com membros ameaçados da nossa comunidade. Enquanto jesuíta sinto isto de forma especial, porque milhares destes ‘dreamers’ foram nossos alunos e paroquianos. São nossos amigos e colegas”.

O jesuíta explica ainda que para participar neste evento foi necessário obter autorização do seu superior provincial. “Não só recebi essa autorização, como o padre Scott Santarosa encarregou-me de o representar a ele e à nossa província. Ele acredita que os jesuítas deviam denunciar esta situação”, refere Reese.

O protesto está marcado para as 11h30, 16h30 em Portugal e decorre no pátio interior, conhecido como a rotunda, do edifício Russell, que pertence ao senado. O programa do Dia de Ação Católica com os Dreamers” descreve o evento como um protesto não-violento e uma ação de desobediência civil. O site não entra em detalhes, mas o protesto pode passar simplesmente por os participantes se sentarem na rotunda e cantarem ou entoarem protestos sobre o assunto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+