Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispo de Leiria acaba com pré-seminário e cria “Seminário em Família”

22 nov, 2017 - 12:26 • Paula Costa Dias

Uma equipa composta por dois casais, uma psicóloga, sacerdotes e uma religiosa acompanha os interessados em entrar para o seminário nos seus contextos familiares.

A+ / A-

O bispo de leiria-Fátima, D. António Marto, determinou a extinção do Pré-Seminário e decidiu criar o Seminário em Família. É uma nova forma de acompanhar os candidatos ao Seminário Diocesano de Leiria e o objectivo é “promover as vocações sacerdotais na diocese e acompanhar aqueles que manifestem sinais dessa vocação, preparando-os para a entrada no tempo propedêutico e seguidamente no Seminário Maior”.

Embora só agora tenha sido oficialmente criado (o decreto do bispo de Leiria-Fátima data de 31 de Outubro), na prática, o Seminário em Família já está no terreno. Foi constituída a equipa “Vem ver mais”, com dois casais, uma psicóloga, um antigo aluno do pré-seminário, quatro sacerdotes e uma religiosa. Esta equipa acompanha os candidatos ao Seminário no seu contexto familiar, oferecendo-lhes também a possibilidade de participarem em várias actividades.

Mas, a principal novidade deste modelo é a possibilidade de acompanhamento de jovens adultos, explicou à Renascença o responsável pelo Seminário em Família. Segundo o padre Manuel Henrique de Jesus, a iniciativa pretende ir ao encontro de jovens do ensino superior, ou que já trabalhem, tendo em conta que “cada vez mais os rapazes que entram para o Seminário vêm de ambientes de trabalho diferentes e já com 30 e muitos anos”, e não havia uma estrutura “que lhes desse apoio”, sublinha o sacerdote.

Aos jovens são propostas várias actividades, “essencialmente de retiro e oração”, que segundo o padre Manuel Henrique acontecem “normalmente uma vez por mês”, e podem assumir várias formas. “Pode ser um retiro, um dia de oração ou um dia de encontro”, essencialmente baseados em encontros de voluntariado.

O que se espera é que os jovens que venham a optar pela vida sacerdotal façam essa escolha de foram mais consciente e madura, como pede o Papa Francisco no decreto sobre a formação dos futuros padres, que sublinha a importância da “formação integral” e da maturidade psíquica, sexual e afetiva.

Este projecto na diocese de Leiria-Fátima foi divulgado na Renascença a propósito da Semana de Oração pelos Seminários, que terminou no último Domingo, 19 de Novembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria Auxiliadora
    22 nov, 2017 salvaialmas.com.br 13:53
    Paz! Desde menino escolhi teu coração, filho, para nele fazer minha morada! Ainda criança, quando teu coração vivia a inocência, já sabias o que querias: já tinhas a tua vocação! Tua, mãe ficou feliz: afinal era mulher de oração, consagrara-te, de maneira especial e te colocara à disposição de Seus desígnios! E quando comunicaste a tua decisão, chorou: um filho seu, havia sido chamado ao sacerdócio! Os vizinhos se alegraram com a alegria de tua mãe! Com amor! Emocionada, e já sentindo saudades, despediu-se de ti: chorava... Mas só por dentro! No Seminário, te saías bem: afinal, eras um escolhido de Deus, e por isso, o Espirito Santo te dava o saber. Mas, começaste a perceber certa diferença na tua aprendizagem: a fé que aprenderas com tua mãe, não se enquadravam muito com o que aqui aprendias... Aqui, a fé se distanciava, a doutrina se confundia... Nas férias, a mãe percebeu: Como pode ter mudado tanto? Colocavas tuas novas ideias e estas feriam muito o coração da mãe! Ordenaste-te, tendo sido tua ordenação quase ausente de Deus. Ordenaste-te não para o serviço de Deus, mas para o serviço dos bens! Pouco aprendeste sobre fé, amor, oração, doutrina... Aprendeste muito sobre o mundo! E dirigiste colégios, clubes, paróquias... Dirigiste seus bens! Não tinhas capacidade de dirigir almas! Nem sabias disto! A filosofia, a teologia te deixaram órfão de Deus! Talvez não foram as matérias em si, mas os que para ti as colocaram! E a maneira como as te fizeram entender! Perdeste Deus!

Destaques V+