Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jornadas da Comunicação Social

José Manuel Fernandes: "Os comunicadores têm de estar onde as pessoas estão"

28 set, 2017 - 18:00

"Publisher" do Observador sublinha que tal como a Igreja tem sabido, ao longo dos tempos, usar os vários órgãos de comunicação, não pode passar ao lado das redes sociais.

A+ / A-

“Quem quer comunicar tem de estar onde as pessoas estão e as pessoas estão nas redes sociais”, defende José Manuel Fernandes, em declarações à Renascença à margem das jornadas da Comunicação Social.

O "publisher" do jornal “Observador” esteve esta quinta-feira no auditório da Renascença, para participar nas jornadas, e falou sobre a necessidade, mas também os perigos, de estar nas redes sociais.

Para o jornalista, numa altura em que mais de metade dos portugueses tem conta no Facebook, existe o perigo de as pessoas se fecharem em bolhas informativas.

“Muitas vezes essas redes fecham-se sobre si mesmas, no sentido em que eu fico fechado no meu grupo de amigos, numa bolha, das pessoas que pensam como eu, só leio os artigos que dizem aquilo que já penso e de que gosto e ponho lá ‘like’ e a certa altura eu não tenho contraditório e não estou sequer a ter conhecimento do mesmo tipo de informação que tem um cidadão médio que assista a um órgão de informação directamente e não apenas a uma notícia solta, ou que veja um serviço noticioso. Aqui eu posso ter apenas um quadradinho da realidade e achar que essa é a realidade e isso é fechar-me em microgrupos, pequenas tribos”, diz.

“O grande problema disto é que a democracia para viver precisa da seiva da informação e de ter uma espécie de terreno comum em que as pessoas têm um grau de conhecimento da realidade semelhante, trocam ideias, se de repente não há troca de ideias e há só redundância é uma sociedade que não fala com ela própria, não se entende a ela própria, cada grupo fala só para si.”

As jornadas da Comunicação Social são dirigidas, sobretudo, a jornalistas e a profissionais de comunicação de instituições ligadas à Igreja. É a estas pessoas que cabe combater o fenómeno das bolhas informativas.

“O nosso papel hoje em dia, no tempo da internet, já não é ser tanto a pessoa que traz a notícia, é mais aquela pessoa que explica, enquadra e valida a notícia. A parte da validação é muito importante porque nestes grupos é muito fácil difundirem-se notícias falsas. É necessário que o jornalismo detecte esses fenómenos e diga não, isto não é verdade, ou sim, isto corresponde à realidade, e ajudar as pessoas a pensar e a saírem desses espaços enclausurados. Mas isso implica que os jornalistas também saiam às vezes dos seus espaços enclausurados em que só falam com as suas fontes e os seus amigos, que por regra também são jornalistas ou são fontes", afirma.

Esta é uma nova realidade que não pode passar ao lado da Igreja, considera. “A mesma forma que a Igreja ao longo do tempo soube usar os vários órgãos de informação, e usar os mesmos canais de comunicação, fossem as estradas medievais, fossem as bibliotecas que preservou, os jornais que criou os as rádios que ainda tem, isto é o novo meio de hoje.”

Mensagem cristã "atraente"

Para o presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, a presença da Igreja Católica nas redes sociais é uma “obrigação”.

Na abertura das Jornadas Nacionais de Comunicações Sociais, D. João Lavrador, bispo de Angra, falou nas exigências de “criatividade e fidelidade” para tornar a mensagem cristã “atraente”. É preciso “encontrar sempre renovadas energias”, colocando maior acento na “partilha” do que na “difusão”, disse.

D. João Lavrador defendeu que o trabalho da comunicação social tem quatro exigências: a “promoção da dignidade”, a “edificação do bem comum”, a “exigência da verdade” e a “integração comunitária”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rosinda
    29 set, 2017 palmela 13:27
    Jose manuel fernandes! Ainda bem que as sondagens apontam para uma vitoria de rui moreira no porto! E para os socialistas perderem a mania de espertos!
  • No país da diversão
    29 set, 2017 Lisboa 09:40
    "(...) mais de metade dos portugueses tem conta no Facebook". Isto é andam a brincar no Facebook como se fossem crianças porque está na moda e têm comportamento tipo "manada". Cresçam!
  • rosinda
    28 set, 2017 palmela 22:04
    jose manuel fernandes.*****
  • anti-faxalhada
    28 set, 2017 alcains 21:48
    Este, diz que o paizinho, um simples e anónimo funcionário, claro. O levava ás vezes, á cantina da Antº Maria Cardoso, para comer a sopinha lá na cantina, e pedir a benção ao Silva Pais.
  • Macacos me mordam
    28 set, 2017 19:00
    Mas quem é este senhor para ser citado?
  • barsanulfo
    28 set, 2017 alcains 18:58
    O TÍTULO: " José Manuel Fernandes: "Os comunicadores têm de estar onde as pessoas estão" Olha-me este...... pois eu, para que conste, onde se que estão salazarentos, pides reconvertidos, direitalhos como tu, mudo de rua! Vade retro satanás.... é o diabo! cheiram a enxofre e fumos salazarentos...... Irra!
  • Eduardo Oliveira
    28 set, 2017 Tábua 18:55
    Bravo! Descobriste a pólvora meu! Lol

Destaques V+