Tempo
|
A+ / A-

Lisboa terá novos padres e diáconos permanentes a partir de domingo

30 jun, 2017 - 19:38

São quatro de cada e vão ser ordenados pelo Patriarca D. Manuel Clemente no domingo, no Mosteiro dos Jerónimos.

A+ / A-

O Patriarcado de Lisboa vai ter novos padres e novos diáconos permanentes a partir de domingo.

São oito os homens que vão ser ordenados, quatro tornam-se sacerdotes e outros quatro passam a estar ao serviço das suas paróquias na qualidade de diáconos permanentes.

Miguel Vasconcelos, de 29 anos, é do Estoril e Pedro Tavares, de 25 anos, vem de Peniche. São os dois únicos portugueses a serem ordenados padres na celebração de domingo, uma vez que os outros dois são estrangeiros. Lúcio dos Santos, de 35 anos, é originário do Brasil e Marco Leotta, de 30 anos, é italiano. Ambos fizeram o seu percurso no Caminho Neocatecumenal.

Miguel Vasconcelos admite que o seu percurso começou quando aceitou o desafio de ser monitor num campo de férias. “Foi através dessas experiências, em termos do encontro com Jesus, que senti que a questão da vocação tinha de ser enfrentada” diz, em declarações ao jornal “Voz da Verdade” , do Patriarcado.

Ao lado destes quatro jovens estarão outros quatro homens mais maduros. Vasco d’Avillez, António Rebelo, Emanuel Sousa e Rui Silva têm todos entre 47 e 69 anos. Vão ser ordenados diáconos permanentes, o primeiro grau do sacramento da ordem.

Ao contrário do sacerdócio, o diaconado permanente admite homens casados. Os diáconos podem presidir a celebrações de baptizados, casamentos e funerais, sendo chamados frequentemente a fazer celebrações da palavra na ausência de padres. Não podem, contudo, ministrar o sacramento da reconciliação nem missas, uma vez que não podem consagrar.

As ordenações serão presididas pelo Patriarca D. Manuel Clemente e têm início às 16h00 no Mosteiro dos Jerónimos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • JP
    30 jun, 2017 Vaticano 21:30
    Vão ser ordenados diáconos permanentes, o primeiro grau do sacramento da ordem.!!!!!! E, já agora, os diáconos também podem ungir? É que só faltou precisar este pormenor!!!!!

Destaques V+