Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Papa. “Riqueza descarada” de “privilegiados” contrasta com “escândalo” da pobreza

13 jun, 2017 - 16:26 • Henrique Cunha

Francisco critica “exploração ofensiva da dignidade humana” na mensagem para o primeiro Dia Mundial dos Pobres.

A+ / A-

O Papa Francisco critica a “riqueza descarada” de “privilegiados” que contrasta com o “escândalo” da pobreza na sua mensagem para o primeiro Dia Mundial dos Pobres, que se assinalará este ano a 19 de Novembro.

Francisco começa por exortar os “seus filhinhos” a “não amar com palavras, nem com a boca, mas com obras e com verdade”. Francisco deixa críticas à “riqueza descarada” de uma minoria de “privilegiados” que agrava os níveis de pobreza, a nível mundial.

“Infelizmente, nos nossos dias, sobressai cada vez mais a riqueza descarada que se acumula nas mãos de poucos privilegiados”, que é frequentemente acompanhada “pela ilegalidade e a exploração ofensiva da dignidade humana”, critica Francisco.

Noutro momento do documento de seis páginas, o Papa sustenta que “se desejamos dar o nosso contributo eficaz para a mudança da história, gerando verdadeiro desenvolvimento, é necessário escutar o grito dos pobres e comprometermo-nos a erguê-los do seu estado de marginalização.”

Francisco apela a que o actual cenário não cause resignação, lembrando ao mesmo tempo “predilecção de Jesus pelos pobres”.

A figura escolhida como “testemunha da pobreza genuína” é São Francisco de Assis, que fundou a Ordem dos Frades Menores (franciscanos).

“Somos chamados a estender a mão aos pobres, a encontrá-los, fixá-los nos olhos, abraçá-los, para lhes fazer sentir o calor do amor que rompe o círculo da solidão”, afirma o Papa.

Francisco recorda os que sofrem com a “marginalização, a opressão, a violência, as torturas e a prisão, pela guerra”, com a “privação da liberdade e da dignidade, pela ignorância e o analfabetismo” ou ainda pela emergência sanitária e a falta de trabalho, pelo tráfico de pessoas e a escravidão, pelo exílio e a miséria, pela migração forçada”.

Francisco manifesta também o desejo de que, “este ano, as comunidades cristãs, se empenhem na criação de muitos momentos de encontro e amizade, de solidariedade e ajuda concreta”.

O Papa manifesta, por fim, o desejo “ que este novo dia mundial se torne” num “forte apelo à nossa consciência crente, para ficarmos cada vez mais convictos de que partilhar com os pobres permite-nos compreender o Evangelho na sua verdade mais profunda”.

Para Francisco, “ os pobres não são um problema”, são “um recurso a que devemos lançar mão para acolher e viver a essência do Evangelho.

O Dia Mundial dos Pobres é uma iniciativa da Igreja Católica que vai passar a ser assinalada no penúltimo domingo do seu ano litúrgico (19 de Novembro, em 2017). A decisão foi anunciada por Francisco na conclusão do Jubileu da Misericórdia, que decorreu entre Dezembro de 2015 e Novembro de 2016.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mara
    14 jun, 2017 Portugal 08:39
    Uma vergonha, uma vergonha as retenções na fonte, os irs e mais ivas em tudo o que se compra, quem tem ordenados ou rendimentos pequenos, passa dificuldades, fica sem poder de compra, sem nada poder, um grande Papa esperemos que os donos do Mundo o ouçam...
  • Mario
    13 jun, 2017 Portugal 21:37
    Que nao esta bem todos sabemos... O que também sabemos e que nada e feito para mudar essa realidade. E seguramente que nao e enchendo a Europa de refugiados que resolvera esse problema. Antes pelo contrario criamos outro problema e mais pobreza. Enquanto outros mais enriquecem... Isto ja e um ciclo vicioso que so tem um fim. Guerra.
  • Justo
    13 jun, 2017 Leiria 17:24
    DE ACORDO COM O PAPA. MAS TAMBÉM NÃO SE ESQUEÇA QUE O VATICANO É UM DOS ESTADOS MAIS RICOS.
  • fanã
    13 jun, 2017 aveiro 16:59
    E sempre assim foi desde que o mundo é mundo. A nossa raça assim é !............basta ler a Bíblia !

Destaques V+