Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Braga

Presépio Vivo de Priscos recebe benção do Papa Francisco

12 dez, 2016 - 18:33 • Isabel Pacheco

O Cardeal e secretário-geral do Sínodo dos Bispos, D. Lorenzo Baldisseri, traz consigo a bênção apostólica do Papa ao projecto da paróquia que junta paroquianos, reclusos e participantes de diferentes religiões no Presépio, o maior da Europa.

A+ / A-

O presépio de Priscos em Braga recebe a Bênção Apostólica do Papa Francisco. A bênção é “trazida” pelo representante do Papa, o Cardeal Dom Lorenzo Baldisseri que marca presença na inauguração daquele que é considerado por muitos como o maior presépio vivo do género da Europa.

A iniciativa da paróquia de Priscos, liderada pelo padre João Torres, este ano dá a conhecer o ambiente da aldeia onde Jesus viveu através da recriação da “aldeia dos judeus”, um monumento dedicado ao ano santo da misericórdia. “São sempre aproximações, mas temos uma serie de construções novas de casas e até uma Sinagoga. É todo esse ambiente que vamos ajudar as pessoas a entrarem. Um ambiente pobre mas belo”, remata o padre.

Desde 2005 que o Presépio de Priscos junta paroquianos e representantes de outras igrejas. “Não nos podemos esquecer que o presépio é também um projecto ecuménico”, lembra o padre João Torres, que adianta que a edição de 2016 conta com a participação de uma família muçulmana entre os figurantes.

A partilha e a comunhão são outras características do Presépio que, desde a sua génese, se preocupa com os outros. Exemplo disso foi o financiamento de um poço de água em Moçambique. Mais perto, são os reclusos do estabelecimento prisional de Braga que têm no projecto uma nova oportunidade. “Temos desde há dois anos um grupo de reclusos que nos têm ajudado nas construções. Temos ajudado pessoas 'a nascerem' porque o Natal é isso: é ajudar alguém a nascer.”

Esta reportagem foi emitida no espaço das 12h00 em que, às segundas-feiras, a Renascença dá destaque aos temas de religião.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+