Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polónia. Fronteiras vão ser controladas durante Jornada Mundial da Juventude

07 mai, 2016 - 18:46 • Marília Freitas , na Polónia

De 2 de Julho a 2 de Agosto será pedida identificação a quem entrar e sair da Polónia. As fronteiras polacas vão ser controladas durante um mês, por altura da Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Cracóvia.

A+ / A-

A Polónia vai reforçar o controlo de fronteiras durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A possibilidade já tinha sido avançada após os atentados de Bruxelas e foi agora confirmada pela Câmara Municipal de Cracóvia.

“Eu sei que as autoridades nacionais pretendem restabelecer o controlo de fronteiras, inclusivamente as fronteiras internas da União Europeia, entre 2 de Julho e 2 de Agosto”, disse Paweł Stańczyk, do gabinete presidencial da Câmara Municipal de Cracóvia, num encontro com jornalistas internacionais, esta sexta-feira, no qual a Renascença esteve presente.

As autoridades anunciam “medidas de segurança muito apertadas”. Durante um mês será verificada a identificação de quem entrar e sair da Polónia. Uma medida que poderá causar inúmeros constrangimentos, como admitem as próprias autoridades. São esperados cerca de dois milhões de jovens em Cracóvia, sendo que milhares, especialmente europeus, irão chegar de camioneta.

Tanto a Câmara Municipal de Cracóvia como o Governo da Região de Małopolska evitam revelar detalhes sobre o plano de segurança, mas garantem que a guarda fronteiriça estará preparada para o fluxo de pessoas e que as autoridades sabem como responder em períodos de crise.

“Cracóvia já passou o teste de segurança anteriormente, quando João Paulo II e Bento XVI visitaram a cidade”, lembra o vice-presidente da Câmara de Cracóvia, Andrzej Kulig.

As preocupações com a segurança da JMJ aumentaram após os atentados em Paris e Bruxelas. Chegaram a ser veiculadas notícias de que estaria a ser ponderado o cancelamento da Jornada, mas o vice-presidente municipal garante que essa hipótese nunca esteve em cima da mesa.

A segurança está, por isso, no topo das prioridades das autoridades. O plano está a ser preparado a nível nacional e todos evitam entrar em detalhes. “Sobre segurança, falamos o menos possível e fazemos o máximo possível. Queremos dizer aos jovens que se devem sentir bem aqui, que são bem-vindos, que podem vir estar com o Papa. À nossa maneira, um pouco discreta, vamos garantir que nada de mal acontece”, afirma Josef Pilch, governador da região de Malopolska.

Em Julho a Polónia vai receber dois grandes eventos. Dias 8 e 9 em Varsóvia, realiza-se uma cimeira da NATO. Mais tarde, de 26 a 31 de Julho, cracóvia é o palco da Jornada Mundial da Juventude, com a presença do Papa Francisco.

As autoridades aconselham os jovens a consultar o site oficial da Jornada Mundial da Juventude, uma vez que as informações estão a ser constantemente actualizadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao Magalhaes
    08 mai, 2016 Lisboa 09:16
    Um País que acredita tanto em Deus e toma estas medidas todas para protecção do papa, esse rapaz tem protecção divina, milagres e outros truques , um País que pára um mês só por causa de um homem, fanáticos da religião.

Destaques V+