Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Papa em Portugal? Marcelo não revela, mas diz-se “muito feliz” com audiência

17 mar, 2016 - 12:14

Presidente confirmou, sim, a presença do secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, em Fátima nos dias 12 e 13 de Outubro deste ano.

A+ / A-
Marcelo esteve meia hora reunido com o Papa
Marcelo esteve meia hora reunido com o Papa

O Presidente da República entregou esta quinta-feira ao Papa Francisco o convite oficial por parte do Estado português para a vista a Portugal durante as celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, que se comemora em 2017. Marcelo não revelou a resposta do Papa, mas afirmou: “O máximo que posso dizer é que saí muito feliz dessa audiência."

Marcelo Rebelo de Sousa confirmou, por outro lado, a presença do secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin, em Fátima nos dias 12 e 13 de Outubro deste ano.

O Presidente registou “com apreço” que “ficou muito patente a forma como o Papa acompanha o que se passa em Portugal”, “como vê os portugueses, desde criança”.

Marcelo descreveu os presentes que entregou a Francisco: um conjunto de paramentos desenhado por Siza Vieira e ainda um “presente pessoal e afectivo” na forma de um registo da sua colecção pessoal.

Segundo o relato do Presidente aos jornalistas no final do encontro, durante a audiência de meia hora entre Marcelo e o Papa “houve oportunidade de falar de inúmeras temáticas que interessam a Santa Sé e a Portugal” e “foi possível passar em revista uma serie de temas que são importantes para a actual situação política mundial”.

O boletim de imprensa do Vaticano revelou que ficou "expressa a satisfação pelas boas relações entre a Santa Sé e Portugal", tal como "a contribuição da Igreja para a vida do país". Na nota refere-se ainda a "especial referência ao debate na sociedade sobre a dignidade da vida humana e sobre a família".

Rebelo de Sousa não se alongou na descrição da conversa, entendendo tratar-se de uma conversa “reservada”, e disse apenas que faz um “balanço muito positivo desta primeira visita efectuada enquanto Presidente da República”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Beato Nuno
    17 mar, 2016 Santa Clara 14:37
    Bem, eu só espero que não me obriguem a ir à...missa (agora que os beatos tomaram o poder)!

Destaques V+