Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Entrevista à Renascença

Presidenciais. Freitas do Amaral defende mudanças na Constituição para evitar candidatos sem representação

22 jan, 2016 - 17:02 • André Rodrigues

Nas presidenciais de 1986 Freitas do Amaral foi derrotado na segunda volta por Mário Soares depois de ter ganho a primeira. Trinta anos depois, o ex-candidato apoia Marcelo Rebelo de Sousa e considera-o imbatível. Nesta campanha, as críticas de Freitas do Amaral vão para o excesso de candidatos sem peso político.

A+ / A-

Veja também:


Como é que a avalia a qualidade da campanha que termina esta sexta-feira, descontando, se preferir, esta polémica dos últimos dias sobre as subvenções vitalícias?

Mesmo pondo esse dossiê entre parêntesis, acho que a campanha foi muito fraca. O esquema dos debates televisivos foi muito mal pensado. A possibilidade de candidatos que não representam mais do que 1% ou 1,5% se poderem apresentar e beneficiarem das mesmas condições dos candidatos credíveis é algo que vai ter de ser revisto quando se mexer na Constituição. Não agora. Talvez daqui a dois ou três anos.

Por exemplo em França, para ser candidato presidencial, é preciso apresentar 5 mil assinaturas. Mas é também preciso apresentar as assinaturas de apoio de alguns milhares de autarcas para provar que a pessoa tem real implantação no país. Acho que isto correu mal. Atrevo-me até a dizer que não me lembro de uma campanha presidencial que tenha corrido tão mal nesse aspecto. E por isso penso que há muita coisa a mudar. Não agora, não a quente. Quando as cabeças estiverem frias, há aqui muita coisa a ser revista.

O que nos reservam as eleições de domingo?

Posso estar enganado, mas a minha intuição diz-me que estas eleições vão ser ganhas à primeira volta. Porque as sondagens do candidato que está mais bem colocado são superiores a 50%. E o segundo classificado tem apenas 19%. Como tal, estamos perante uma diferença abissal.

Mas tenho uma segunda convicção, contrária à da maioria dos comentadores. A maioria diz que, se houver segunda volta, repete-se o cenário de 1986 e Marcelo perde. A minha convicção é contrária. Eu acho que, se houver segunda volta, Marcelo ganha.

Primeiro, porque Marcelo é, por si só, uma figura ímpar que toda a gente conhece, que toda a gente está habituada a ouvir há muitos anos. Portanto, penetra em simpatia, em capacidade de comunicação e no conhecimento que as pessoas têm. Ele sabe muito de questões internacionais, de economia e finanças, educação, até desporto. Ele consegue até capitalizar simpatia junto do eleitorado de outros partidos.

As duas candidaturas na área do PS somadas dão 35%. Para Marcelo aparecer em algumas sondagens com 50, é preciso ir buscar 15% à esquerda. E isso só acontece com ele, nunca tinha acontecido a mais ninguém. Atrevo-me a prever que, se Marcelo não ganhar à primeira volta, ganha à segunda. E com mais votos. Se for à primeira andará entre os 51 e os 55%. Se for à segunda, pode até ultrapassar os 60.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Comentar
    26 jan, 2016 Vila Real 16:09
    "A possibilidade de candidatos que não representam mais do que 1% ou 1,5% se poderem apresentar e beneficiarem das mesmas condições dos candidatos credíveis...". Então e agora, o que terá o sr Freitas do Amaral a dizer? O que dizer do facto de um desses candidatos do 1% quase ter alcançado os candidatos pré-considerados credíveis Edgar Silva e Maria de Belém? Espero que o senhor Freitas do Amaral e todos os que defendem a mesma segregação que ele defende tenham aprendido uma coisa: quem manda é o povo. Deixe-se o povo escolher, em vez de se querer decidir em sua vez. Na ditadura, era natural que se quisesse condicionar as escolhas antes de elas acontecerem; na democracia, é vergonhoso. E estas eleições, nomeadamente os resultados de Tino de Rans, de Edgar Silva e de Maria de Belém (e também o de Marisa Matias), são uma grande lição para o sr. Freitas do Amaral e para todos os que pensam, como ele, que o povo só deve poder escolher entre aqueles que um grupo de políticos ache que a escolha deve ser feita. Em democracia, a vontade do povo é que conta! Independentemente de concordarmos ou não com os resultados dessa vontade (querendo eu com isto dizer que eu não votaria Tino de Rans, mas ele tem o mesmo direito que qualquer outro a candidatar-se e a ser tratado condizentemente).
  • Luis Ribeiro
    24 jan, 2016 Faro 16:29
    Um verdadeiro Zandinga! LOL!
  • 22 jan, 2016 17:41
    " Mas é também preciso apresentar as assinaturas de apoio de alguns milhares de autarcas para provar que a pessoa tem real implantação no país. " Sr. Professor isso nem o BE consegue!

Destaques V+