Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP lembra que objectivo “era derrotar a candidatura da direita"

24 jan, 2016 - 21:00

Projecções apontam para o pior resultado de sempre de um candidato comunista numas presidenciais.

A+ / A-

O membro da comissão política do Comité Central do PCP Rui Fernandes sublinhou a participação popular na campanha presidencial de Edgar Silva, ao comentar as projecções de resultados das televisões, sem reconhecer ainda a eventual derrota.

"O nosso objectivo não era competir com Marisa Matias ou outro candidato. Era derrotar a candidatura da direita [Marcelo Rebelo de Sousa]. Foi o objectivo colocado no início e não deixa de ser o objectivo no fim", afirmou no centro de trabalho comunista da Avenida da Liberdade, Lisboa, questionado sobre o facto de a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda poder vir a ficar no terceiro posto, enquanto Edgar Silva teria o pior resultado de sempre de um militante do PCP, entre 1,9 e 4,9%.

O dirigente comunista realçou que "a campanha trouxe elementos fundamentais de conteúdo, que afirmou a sua concepção no que respeita aos poderes constitucionais, constituição laboral e de justiça social, elementos que perduram para além do resultado desta noite".

"Fizemos uma campanha como mais nenhuns outros fizeram. Naquilo que é a mobilização e participação dos cidadãos na campanha eleitoral tivemos um contributo que não tem comparação com nenhuma outra", destacou.

Inquirido sobre o eventual triunfo à primeira volta de Rebelo de Sousa significar um desaire para os comunistas, Rui Fernandes adiou qualquer tomada de posição para quando se confirmar tal cenário.

"Não há derrotas do PCP. O PCP colocou e lutou por objectivos. Independentemente do resultado alcançado, todo o trabalho, campanha, debate, esclarecimento feitos perdurarão para além dos dias de hoje. O objectivo fundamental era a derrota da candidatura da direita. Veremos se haverá ou não segunda volta, mais à frente", disse.

As projecções da SIC e da TVI apontam para a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa nas eleições presidenciais de hoje, enquanto a sondagem da RTP não exclui uma segunda volta, com um intervalo entre 49% e 54% dos votos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+