Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Intercampus

Presidenciais. Gouveia e Melo à frente nas sondagens

02 dez, 2024 - 13:44 • Salomé Esteves

Almirante reúne cerca de um quarto das intenções de voto. Candidaturas às presidenciais arrancam em janeiro.

A+ / A-

Gouveia e Melo lidera as intenções de voto nas eleições presidenciais de 2026, segundo a última sondagem da Intercampus. O almirante recusou ser reconduzido no cargo de chefe do Estado-Maior da Armada, mas não foi claro sobre as intenções de tentar suceder a Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República.

O barómetro coloca o chefe do Estado-Maior da Armada em primeiro lugar, com 23,2% das intenções de voto com cerca de dez pontos percentuais acima do segundo colocado, Pedro Passos Coelho, com 13,9%. Na lista surgem, depois, dois nomes de direita e dois de esquerda: Marques Mendes (9,8%), André Ventura (6,6%), seguidos de Mário Centeno (6,4%) e Ana Gomes (5,1%).

António José Seguro admitiu, recentemente, estar a ponderar entrar na corrida a Belém. Nesta sondagem, fica pouco atrás de Ana Gomes, com 4,7% das intenções de voto.

No barómetro da Intercampus, 15,3% dos inquiridos admitiram estar indecisos sobre o seu sentido de voto nas eleições presidenciais de 2026.

Ainda não há candidatos oficiais para as eleições, que estão agendadas para janeiro de 2026. Os candidatos podem apresentar as suas candidaturas a partir do início do ano.

A sondagem foi realizada pela Intercampus para o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios, a partir de 605 entrevistas, decorridas entre 21 e 27 de novembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    02 dez, 2024 Coimbra 17:36
    Quero em primeiro lugar, elogiar o Sr. Almirante Gouveia e Malo, pelo trabalho excecional que fez durante a crise das vacinas, na pandemia do Covid-19. Como chefe do estado maior da armada, demonstrou incapacidade para o cargo, como exemplo no caso da fragata Mondego, teve um comportamento vergonhoso e de baixo nível!!! Outro problema grave é andar a fazer campanha eleitoral, vergonhosa, utilizando as atarefas da marinha para se evidenciar!!! Se é para ir para se candidatar Presidente da República, com o histórico como CEMA, os portugueses vão ter mais um péssimo Presidente.
  • ze
    02 dez, 2024 aldeia 15:20
    Que sondagens? também houve sondagens para os outros candidadtos? e já agora quais são?
  • Maria
    02 dez, 2024 Palmela 14:59
    Isto e comico! Porque e que nao fazem sondagens pra as autarquias" primeiro?

Destaques V+