A+ / A-

João Oliveira eleito e CDU mantém representação em Bruxelas

09 jun, 2024 - 23:25 • João Carlos Malta

Chegou a pairar a ideia de que os comunistas podiam ficar sem representação na Europa, mas a CDU vai continuar em Bruxelas.

A+ / A-

Veja também:


A CDU vai manter representação no próximo Parlamento Europeu. João Oliveira, cabeça de lista dos comunistas às Europeias de 2024, confirmou que a coligação entre PCP e os Verdes vai estar em Bruxelas nos próximos cinco anos.

João Oliveira, numa sala em festa, prometeu continuar a luta pelos salários e pensões e por "um Portugal mais democrático". No início da noite, chegou a pairar a possibilidade de os comunistas deixarem de ter representação na Europa com as projeções das televisões a darem entre 0 e 1 deputado para aquela força partidária.

"A voz do povo continuará a fazer-se ouvir com a voz distintiva da CDU", disse Oliveira.

Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, saudou João Oliveira, e afirmou que os resultados mostram que "vale a pena continuar a lutar, vale a pena continuar a construir".

"Foi um esforço muito grande, mas valeu a pena", rematou.

Os comunistas obtiveram pouco mais de 4% dos votos que correspondem acima dos 160 mil votos. Há cinco anos, a CDU tinha conquistado 6,88% e um resultado superior a 228 mil votos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+