A+ / A-

Eleições Europeias

"Abstenção negativa". Em 21 freguesias, votaram mais pessoas do que as que estavam inscritas

10 jun, 2024 - 04:35 • Diogo Camilo

O Festival da Cereja, no Fundão, terá levado a que a freguesia de Alcongosta tivesse uma taxa de participação de 145%. Na Comporta e em Porto Covo votaram mais 750 pessoas do que as que estavam inscritas. Em Piódão, a taxa de participação foi de 220%.

A+ / A-

Veja também:


Para estas eleições europeias em fim de semana prolongado, o voto em mobilidade veio ajudar a votar quem não se encontrava na freguesia de residência. Mas, ao mesmo tempo, também levou ao fenómeno da “abstenção negativa”: em 21 freguesias, votaram mais pessoas do que aquelas que estavam inscritas.

A grande campeã é Piódão, no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, onde votaram 295 pessoas, apesar de estarem registadas apenas 134 pessoas. Assim, a taxa de participação foi de 220%. Há cinco anos, a história foi diferente: apenas 43 pessoas votaram e até havia mais inscritos - a taxa de abstenção foi de 70%.

Outras freguesias com taxa de participação acima dos 100% saltam à vista pela sua localização: Comporta e Porto Covo são as que têm mais votantes que inscritos em número absoluto, acima dos 450 no caso da freguesia do município de Alcácer do Sal e mais de 330 no caso da freguesia de Sines.

No Fundão, o Festival da Cereja terá levado os eleitores a registarem uma taxa de participação de quase 145% em Alcongosta - votaram mais 168 pessoas do que as que estavam inscritas na pequena freguesia.

Além destas estão ainda Campo do Gerês, em Terras de Bouro; Altura, no Algarve; ou Aldeia do Mato e Souto, em Abrantes, com praias fluviais ou mar à volta.

Outras freguesias com taxa de abstenção negativa são Monsaraz, em Reguengos, Fajão-Vidual, Cadafaz e Colmeal, São Cristóvão, Medelim, Pessegueiro, Santiago de Montalegre, Malpica do Tejo, Cepos e Teixeira, Santa Maria de Marvão e Santiago Maior.

Em São João do Peso, no concelho de Vila de Rei, e em Giões, no concelho de Alcoutim, votou exatamente mais uma pessoa do que as que estavam inscritas.

Vencedores, estreantes e desiludidos. O filme de uma noite europeia cheia de leituras nacionais
Vencedores, estreantes e desiludidos. O filme de uma noite europeia cheia de leituras nacionais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+