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Governo quer rever Lei de Imprensa e reforçar papel da ERC face à desinformação

10 abr, 2024 - 15:54 • Lusa

O Governo de Luís Montengro propõe estimular o desenvolvimento de códigos de conduta pelos partidos e agentes políticos para que "autodeterminem princípios e regras éticas para a comunicação política".

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O programa do Governo prevê a revisão da Lei de Imprensa e o reforço do papel da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) na fiscalização e na sanção de práticas de desinformação e de manipulação da informação.

No programa entregue esta quarta-feira na Assembleia da República, o executivo liderado por Luís Montenegro reconhece que o setor da comunicação social "vive enormes desafios" face às mudanças na organização do espaço público e informativo.

O Governo assume que estas mudanças, "para além de afetarem a sustentabilidade das empresas de comunicação social e a estabilidade dos respetivos trabalhadores, colocam em risco o pluralismo, a liberdade de informar e a liberdade de expressão, pilares fundamentais estruturantes da democracia".

Nesse sentido, defende a importância de garantir "a pluralidade, independência e sustentabilidade de uma comunicação social livre, em benefício de uma cidadania informada" e apresenta mais de uma dezena de medidas.

Além da revisão da Lei de Imprensa, para "corrigir o seu anacronismo" face às transformações da sociedade e do impacto das plataformas digitais, o Governo de Luís Montenegro sugere reforçar o papel, independência e eficácia da regulação da ERC.

Assim, assinala a importância de reforçar a ERC "na fiscalização e na sanção de práticas de desinformação e de manipulação da informação, garantindo a sua independência, a sua eficácia e a sua articulação com outras entidades nacionais e internacionais".

No âmbito da desinformação, para a combater, defende a criação de mecanismos no âmbito da cibersegurança junto dos poderes de atuação legais ou a estimulação da criação e reconhecimento de plataformas de verificação de factos.

Também pretende desenvolver uma estratégia nacional de educação e de literacia mediática que englobe o sistema educativo, universidades, bibliotecas, associações ou organizações da sociedade civil.

O Governo propõe estimular o desenvolvimento de códigos de conduta pelos partidos e agentes políticos para que "autodeterminem princípios e regras éticas para a comunicação política".

No âmbito mais geral do setor mediático, deverá criar-se um "plano de ação" que envolva órgãos de comunicação social tradicionais e digitais, a academia e a sociedade civil "de forma a dar resposta aos graves problemas estruturais e conjunturais".

O Governo vai avaliar a possibilidade de criar uma dedução no IRS de despesas com órgãos de comunicação social e modelos de incentivo, "estudar a adoção de novos modelos jurídicos e fiscais empresariais e de investimento de impacto na área dos media" e "avaliar o regime fiscal aplicável às plataformas digitais".

O executivo quer, ainda, "salvaguardar o papel e a missão do serviço público de rádio, televisão e multimédia" e garantir a sua independência e transparência, além de antecipar "encorajar os meios de comunicação regional e local".

O Programa do Governo da Aliança Democrática (AD) foi aprovado esta quarta-feira, em Conselho de Ministros, na véspera de dois dias de debate no parlamento, na quinta-feira e sexta-feira.

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, afirmou que o documento tem como base o programa eleitoral da AD, mas incorpora "mais de 60 medidas de programas eleitorais de outros partidos com representação parlamentar".

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