Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

"Se os exames criam agitação, é melhor ter acordo para boas provas de aferição nos finais de ciclo"

29 fev, 2024 - 18:46 • José Pedro Frazão

Em tempo eleitoral, colocamos o país em exame e fazemos um raio-X aos desafios que Portugal enfrenta. Na Renascença, juntamos duplas de especialistas para olhar para áreas específicas em debates transmitidos no canal de YouTube da Renascença. Esta quinta-feira, a Educação foi a Exame.

A+ / A-

Pedro Freitas, da NOVA SBE, e Isabel Flores, do ISCTE, defendem a importância do recrutamento e formação de professores, além da recuperação do tempo de serviço dos docentes.

Pedro Freitas defende salários distintos para professores conforme as regiões onde lecionam.

Já Isabel Flores diz que a falta de professores está a chegar a todo o país e revela que há áreas onde não há um único professor abaixo dos 30 anos entre os candidatos a docentes.

Outra das preocupações de ambos os especialistas centra-se numa escola mais inclusiva, preocupada com a integração de alunos migrantes.

No plano da avaliação de alunos, a investigadora do ISCTE defende que os exames não são instrumento de exigência de aprendizagem, enquanto que, para Pedro Freitas, é importante que PS e PSD cheguem a um acordo mínimo sobre exames, propondo provas de final de ciclo e a publicação dos resultados das provas de aferição.

Isabel Flores considera que é também importante aprofundar a autonomia da gestão das escolas.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+