Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Legislativas 2024

Fact Check: Alegada sondagem da Católica dá um empate triplo a PS, AD e Chega. Verdadeiro ou falso?

28 fev, 2024 - 18:56 • Marta Pedreira Mixão , Ana Kotowicz

Está a circular uma imagem nas redes sociais que fala sobre uma sondagem, alegadamente, feita pela Católica e que dá um empate triplo a PS, AD e Chega. A sondagem será verdadeira ou falsa?

A+ / A-
Alegada sondagem da Católica dá um empate triplo a PS, AD e Chega. Verdadeiro ou falso?
Alegada sondagem da Católica dá um empate triplo a PS, AD e Chega. Verdadeiro ou falso?

Veja também:


A imagem tem sido amplamente partilhada no Facebook e também no Twitter. E o que diz? Aponta para uma sondagem, feita pela Católica, e que dá um empate triplo a PS, AD e Chega. Ou seja, os resultados apresentados correspondiam, alegadamente, a uma sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião, da Universidade Católica Portuguesa (CESOP).

Quanto aos resultados apresentados na publicação, mostram um empate técnico: 26,7% das intenções de voto para o PS, 25,2% para a AD e, logo colado, o Chega com 24,6%. Os restantes partidos surgiam com valores mais distantes: BE (5,6%), IL (5,4%), CDU (3,1%), Livre (2,2%) e PAN (1,7%).

Contudo, esta sondagem não é verdadeira - a mais recente, feita pela Católica, foi divulgada na passada sexta-feira, 23 de fevereiro. Os resultados apontavam para 35% das intenções de voto na AD, 29% para o PS, e 17% para o Chega. A Iniciativa Liberal surge com 6%, Bloco de Esquerda com 4%, o Livre com 3%, a CDU com 2% e o PAN com 1%.

Assim, a informação partilhada nesta publicação é falsa.

A sondagem que deu o valor mais alto ao Chega até hoje foi do ISCTE, divulgada a 21 de janeiro, e apontava para 21,3% da intenção de voto- Para a AD o valor era de 26,9% e, mais acima, 31,9% para o PS - com distribuição de indecisos proporcional.

Recentemente, também foi aberto um processo de averiguação a uma sondagem divulgada pelo jornal oficial do Chega e pelo partido nas redes sociais, por ter sido feita pela Paraná Pesquisas, uma empresa brasileira de estudos de opinião. Já a recolha de dados foi feita pela portuguesa Intercampus. Mas a Paraná Pesquisas não se encontra credenciada em Portugal e, por isso, os resultados não poderiam ter sido divulgados num meio de comunicação, como é o caso do jornal do Chega.

Nota: Recorde-se que este "Fact Check" foi publicado horas antes de ser divulgada uma nova sondagem da Universidade Católica para a RTP e Público, que dá conta de 33% para a AD, 27% para o PS, 17% para o Chega, 6% para IL, 5% para o BE, 4% para o Livre, 3% para a CDU e 2% para o PAN.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cristóvao Castro
    01 mar, 2024 fafe 13:01
    Continuem a mentir aos portugueses dia 10 de março vao ficar envengonhados e so ir as ruas e ver o que o povo pensa o chega ganha ou empata no pior dis senariso . Abraços
  • xico
    28 fev, 2024 lixa 19:19
    Vamos ver se o Chega nõ vai surpreender muita gente.

Destaques V+