Tempo
|
A+ / A-

Sondagem. Pedro Nuno é favorito à liderança do PS

30 nov, 2023 - 08:35 • Olímpia Mairos

José Luís Carneiro só bate o rival quando se pergunta quem daria melhor primeiro-ministro.

A+ / A-

Os portugueses preferem Pedro Nuno Santos como secretário-geral do PS (52%). O antigo ministro das infraestruturas é também o candidato socialista com maior probabilidade de chegar a primeiro-ministro (50%).

De acordo com uma sondagem da Aximage para o DN, JN e TSF, José Luís Carneiro (38%) só bate o seu rival (34%) quando se pergunta quem daria um melhor primeiro-ministro.

Aqui, o ministro da Administração Interna destaca-se entre os que residem na Região Norte, os que têm 65 ou mais anos, e os que têm rendimentos mais altos.

No universo socialista, o preferido para liderar o partido continua a ser Pedro Nuno Santos (61%). Os militantes acreditam que é o que tem mais probabilidade de chefiar o Governo (59%).

Sobre o que deve fazer o Partido Socialista em caso de vitória sem maioria absoluta nas eleições de 10 de março, os portugueses parecem divididos. 46% defendem acordos ou coligações à esquerda e 41% preferem um Governo minoritário.

Entre os eleitores socialistas, 60% preferem entendimentos com bloquistas e/ou comunistas, enquanto 30% defendem que o PS governe em minoria.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+