Tempo
|
A+ / A-

Operação Influencer

Marcelo diz que Costa pediu para chamar PGR a Belém

16 nov, 2023 - 17:33 • Ricardo Vieira

De visita à Guiné-Bissau, o chefe de Estado falou sobre os acontecimentos do dia 7 de novembro, que resultaram na demissão do primeiro-ministro.

A+ / A-

Foi o primeiro-ministro, António Costa, a pedir para Belém chamar a procuradora-geral da República, Lucília Gago, no dia das buscas da Operação Influencer, disse esta quinta-feira o Presidente da República.

De visita à Guiné-Bissau, o chefe de Estado falou sobre os acontecimentos do dia 7 de novembro, que resultaram na demissão do primeiro-ministro.

“O Sr. primeiro-ministro já esclareceu que ele pediu para eu pedir o encontro à Sra. procuradora-geral da República. Mais do que isso não posso dizer”, declarou Marcelo Rebelo de Sousa.

Sobre a crise política que levou à convocação de eleições antecipadas para 10 de março de 2024, o Presidente da República mostra profunda surpresa.

"Se me perguntassem se, há quantos dias, já nem sei, no dia 6 [de novembro] – isto é tão rápido e tão intenso – eu imaginava que estaria onde estou hoje, eu diria que não", declarou o Presidente da República.

"Realmente, as circunstâncias ocorreram e ocorreram à intensidade que puderam testemunhar em direto. É evidente que a minha ideia era que a situação que se vivia no dia 6 se pudesse viver de uma forma mais prolongada no tempo", acrescentou.

Pressões do primeiro-ministro ao Ministério Público? "Temos de estar habituados"
Pressões do primeiro-ministro ao Ministério Público? "Temos de estar habituados"
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luiz
    11 dez, 2023 SANTO ANTÓNIO DOS CAVALEIROS 18:57
    Afinal a Procurandeira falou foi com o emplastro, mas a pedido do Costa. E esta heim!
  • Maria
    17 nov, 2023 Palmela 12:05
    Segundo o jornal de noticias" bispos pedem esclarecimentos sobre o que se passou com o governo d. Jose ornelas diz que os portugueses tem direito de saber o que se esta a passar! Eu concordo " na rtp disseram que este era o tempo do silencio" mas nao e! Presidente da republica ex primeiro ministro foram pra guine pro meio da barulheira!
  • Mário Rodrigues
    16 nov, 2023 Leiria 22:29
    Se o sr. Costa não tinha nada a recear, por que fugiu? Fez coisas criminalmente puníveis, e não sabe se o MP as conhece? Ou concluiu que não consegue iludir mais os portugueses, e fugiu antes de a situação económica e social explodir. A demissão do sr. Costa pode ter sido só mais uma jogada, usando como pretexto o famigerado comunicado do MP. E ainda há quem caia nas aldrabices e ilusionismos deste artista?...
  • Mário Rodrigues
    16 nov, 2023 Leiria 18:48
    É difícil perceber que a demissão foi só mais uma jogada do Dr. António Costa. Portanto: A - No processo não há nada, mas António Costa sabendo o que fez, e pensando que o que fez estará no processo, com medo, FUGIU; B - O Dr. António Costa tendo consciência de que não pode aldrabar mais as putativas "contas certas" e não consegue resolver os graves problemas económicos e sociais em que Portugal está a entrar, FUGIU!

Destaques V+