Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eleições Regionais

Oposição interna do PAN critica acordo na Madeira. Foi feito "completamente à revelia" dos órgãos do partido

26 set, 2023 - 17:45

Críticos de Inês Sousa Real acusam a direção do PAN de aprovar acordo com o PSD-Madeira que vai "contra os princípios fundadores" do partido.

A+ / A-

Firmado que está o acordo de incidência parlamentar entre o partido Pessoas Animais Natureza (PAN) com a coligação PSD/CDS na Madeira, viabilizando a maioria absoluta necessária para Miguel Albuquerque continuar no Governo, surgem críticas internas a Inês Sousa Real.

À Renascença, elementos da oposição interna à direção do PAN lamentam que o partido tenha aceitado pactuar com um Governo, por exemplo, que prefere a "construção de habitações de luxo, em vez de construção para habitação" ou que promove a desigualdade, numa das regiões "com maior risco de pobreza iminente".
Uma fonte do partido, desalinhada com a direção de Ines Sousa Real, considera mesmo que o PAN, "sendo um partido ecologista, não poderia pactuar com esta linha" seguida pelo Governo de Miguel Albuquerque".
A agravar o cenário estará o facto de esta decisão de aceitar um acordo com a coligação PSD-CDS na Madeira aconteceu, segundo a mesma fonte, "completamente à revelia da comissão política nacional".
Este já não é o PAN, mas "é o partido de Inês Sousa Real", atira a mesma fonte.
A linha dos críticos da porta-voz e dirigente do PAN considera que o acordo alcançado na Madeira "não é bom a nível nacional e não aconteceu de acordo com o estatutos" internos do PAN, que esta mesma direção fez aprovar.
Também é referido à Renascença que o sinal que é dado ao eleitorado do partido é o errado. "Não estamos a garantir a confiança que nos deram", assume um elemento da oposição interna. A mesma fonte acrescenta que o acordo vai "contra os princípios fundadores" do PAN.
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+