Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Moção de censura "diz zero aos portugueses". Chega embaraça PSD e arrasta IL, acusa Costa

19 set, 2023 - 15:40 • Lusa

De acordo com o primeiro-ministro, na medida em que desafia o PSD e a Iniciativa Liberal, “a moção de censura foi um sucesso”.

A+ / A-

O primeiro-ministro considerou esta terça-feira que a moção de censura do Chega ao Governo representa um sucesso na medida em que embaraça o PSD e arrasta a IL, mas defendeu que estes “exercícios mediáticos” dizem zero aos portugueses.

Esta posição foi transmitida por António Costa logo na parte na parte inicial do seu discurso no debate parlamentar da moção de censura ao Governo apresentada pelo Chega, em que observou que o partido liderado por André Ventura, em cada sessão legislativa, recorre a este instrumento regimental e constitucional.

“Duas sessões legislativas, duas moções de censura”, mas “o que quer verdadeiramente o Chega com estas moções de censura? Desafiar os seus parceiros da direita”, sustentou o líder do executivo.

De acordo com o primeiro-ministro, na medida em que desafia o PSD e a Iniciativa Liberal, “a moção de censura foi um sucesso,”.

“Embaraçou o PSD e leva de arrasto a Iniciativa Liberal. Mas estes exercícios, que entretêm a bolha política e mediática, dizem zero aos portugueses”, declarou António Costa.

Medidas na habitação e contra a inflação

No seu discurso, o primeiro-ministro referiu medidas do Governo nos setores da saúde, da habitação e, termos globais, para fazer face aos efeitos da inflação.

Nesse sentido, repetiu que, no Conselho de Ministros de quinta-feira, o Governo vai aprovar “uma medida que permitirá a redução e estabilização por dois anos do montante da prestação mensal [do crédito à habitação], assim garantindo previsibilidade e tranquilidade na vida das famílias”.

Para as famílias que vivem em casas arrendadas, de acordo com o primeiro-ministro, “para além do teto ao aumento de renda em 2023", foi criado um "subsídio de renda que apoia mensalmente 185 mil famílias”, um universo que "será alargado”.

Também na área da habitação, advogou que há “uma meta concreta e um calendário conhecido: aumentar a oferta pública de habitação em 32.800 fogos, até 31 de dezembro de 2026”.

“Não descobrimos agora que a habitação é uma prioridade, nem começámos a casa pelo telhado”, advertiu.

No combate à pobreza, na perspetiva do líder do executivo, “desde 2015, 660 mil pessoas libertaram-se da situação de pobreza ou exclusão social”.

“Entre 2015 e 2022 a remuneração média dos trabalhadores aumentou 26% e o salário mínimo cresceu mais que 50%. Simultaneamente, o rendimento líquido das famílias aumentou por via da redução do IRS, da gratuitidade dos manuais escolares e das creches ou da redução dos passes dos transportes públicos”, assinalou.

"Ações perante problemas"

No final do seu discurso, numa parte mais política da sua intervenção, o primeiro-ministro defendeu que, “nas grandes questões nacionais, governos e oposições estão de acordo quase sempre na identificação dos problemas”.

“O que nos distingue é a ação perante o problema. O Governo foca-se em soluções, o Chega fica parado nas confusões. E enquanto a oposição pára, o Governo avança e Portugal progride”, declarou já na parte final da sua intervenção.

De acordo com o líder do executivo, o objetivo da sua equipa é “garantir a estabilidade das políticas pela qual os portugueses optaram de forma clara nas últimas eleições legislativas”.

“Um mandato para transformar o país, resolvendo os problemas das pessoas, sem perturbações do ruído que muitos querem trazer para a vida política. Quando aos grandes desafios estratégicos, da demografia, das alterações climáticas, da transição digital, da redução das desigualdades se somam as incertezas de uma guerra na Europa, uma crise inflacionista, um brutal crescimento das taxas de juro, o que faz falta é determinação estratégica, resposta aos problemas e governar com serenidade a pensar nas pessoas. É o que estamos a fazer”, acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    19 set, 2023 Palmela 16:03
    Andre ventura que se deite com o presidente da republica!
  • Maria
    19 set, 2023 Palmela 15:58
    Marcelo gabou-se ha poucos dia que iria ser recordado como um presidente de proximidade" e essa proximidade que o arruina! E avacalha o cargo de presidente da republica!
  • Maria
    19 set, 2023 Palmela 15:46
    Se fosse so caso decote era 1 caso! Mas sao casos repetentes"mal se levanta dum ja esta a cair noutro!

Destaques V+