Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP vota contra deslocação já realizada do Presidente da República à Ucrânia

06 set, 2023 - 21:21 • Lusa

À exceção da deslocação à Ucrânia, as restantes viagens do chefe de Estado foram aprovadas por unanimidade.

A+ / A-

O PCP votou contra a autorização da deslocação do Presidente da República à Ucrânia, realizada entre 22 e 25 de agosto, e que mereceu voto favorável das restantes bancadas e deputados.

Hoje, no final da reunião da Comissão Permanente, foi votado o assentimento da Assembleia da República a cinco viagens de Marcelo Rebelo de Sousa: as já realizadas à Ucrânia, Polónia e São Tomé e Príncipe, e autorizações para o chefe de Estado ir ao Canadá e Estados Unidos, entre 13 e 23 de setembro. .

À exceção da deslocação à Ucrânia, as restantes viagens do chefe de Estado foram aprovadas por unanimidade.

De acordo com a Constituição, "o Presidente da República não pode ausentar-se do território nacional sem o assentimento da Assembleia da República ou da sua Comissão Permanente, se aquela não estiver em funcionamento".

Na próxima semana, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita o Canadá entre 13 e 17 de setembro, numa deslocação que assinala os 70 anos da chegada dos primeiros portugueses àquele país.

Depois do Canadá, o Presidente da República desloca-se a Nova Iorque, nos Estados Unidos, para participar na 78.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, entre 17 e 23 de setembro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+