Tempo
|
A+ / A-

Cavaco Silva publica livro sobre a "arte de governar"

04 set, 2023 - 11:12 • Lusa

O ex-Presidente da República Aníbal Cavaco Silva vai publicar este mês um livro centrado no "comportamento de um primeiro-ministro de Portugal para que o Governo tenha sucesso".

A+ / A-

O ex-Presidente da República Aníbal Cavaco Silva vai publicar este mês um livro centrado no "comportamento de um primeiro-ministro de Portugal para que o Governo tenha sucesso", anunciou esta segunda-feira o seu gabinete.

"A parte central do livro consiste num ensaio normativo sobre o que deve ser o comportamento de um primeiro-ministro de Portugal para que o Governo tenha sucesso", adiantou a mesma fonte em comunicado.

Editado pela Porto Editora, a obra "O primeiro-ministro e a Arte de Governar" inclui também um conjunto de textos sobre Portugal e a União Europeia e crónicas sobre a política portuguesa.

O livro tem 10 capítulos que abordam temas como as competências do primeiro-ministro, a escolha dos ministros, a presidência do Conselho de Ministros, a avaliação e as reuniões com os ministros, as remodelações governamentais, o relacionamento do primeiro-ministro com o Presidente da República e o Governo de coligação.

A apresentação do livro caberá ao antigo primeiro-ministro e ex-presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e está prevista para o dia 15 de setembro, no Grémio Literário, em Lisboa.

Além de dois mandatos como Presidente da República entre 2006 e 2016, Cavaco Silva exerceu funções como primeiro-ministro entre 1985 e 1995, tendo conquistado duas maiorias absolutas consecutivas em eleições legislativas.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    15 set, 2023 Ílhavo 16:17
    Sem prejuízo da nossa necessdade de um melhor Governo, em vez de o personagem cair agora do céu aos trambolhões a dar concelhos para um Governo de sucesso, devia era lamentar-se de ninguém o ter mais diligentemente aconselhado para que conseguisse uma Presidência de sucesso. [E um Governo também.]

Destaques V+