Tempo
|
A+ / A-

Programa de Marcelo na Polónia com dois dias de visita oficial, incluindo "manhã privada"

20 ago, 2023 - 16:00 • José Pedro Frazão

O Presidente da República não agendou qualquer compromisso público para as suas primeiras horas em solo polaco. A agenda oficial revela que Marcelo Rebelo de Sousa guardou a manhã de segunda feira para agenda "privada" e só começa a visita oficial de dois dias a meio da tarde. Encontros com a comunidade portuguesa e reuniões de Estado fazem o programa do Chefe de Estado na Polónia.

A+ / A-

Marcelo Rebelo de Sousa não tem agenda pública em metade do seu primeiro dia de visita oficial à Polónia. O Presidente da República chega a Varsóvia num momento em que se aguarda a sua apreciação política sobre o pacote de leis do Governo para a habitação. Ainda antes de partir para a Polónia, Marcelo prometeu tomar uma posição até este Domingo sobre um conjunto de diplomas que decidiu não remeter para o Tribunal Constitucional.

O Chefe de Estado reserva toda a manhã de segunda-feira, dia 21, em Varsóvia, para uma agenda "privada", de acordo com o programa divulgado este Domingo pela Presidência da República. A hora da chegada a Polónia não foi divulgada, embora Belém tenha pedido autorização ao Parlamento para uma viagem com início já este Domingo.

No primeiro dia da sua visita à Polónia, o Presidente da República tem um encontro marcado com estudantes da Universidade de Varsóvia, antes de seguir para a Biblioteca Municipal da capital polaca onde visitará uma exposição sobre o centenário das relações diplomáticas entre os dois países e inaugurará a Sala de Leitura de língua portuguesa. Segue-se um encontro com a Comunidade Portuguesa também no mesmo local, terminando o curto programa do seu primeiro dia em Varsóvia, de acordo com o programa divulgado pela Presidência.

Na terça-feira, o dia fica reservado para o programa oficial de Estado, com as Boas Vindas do Presidente polaco com quem se encontra durante a manhã, antes do almoço no Palácio Presidencial. Marcelo Rebelo de Sousa vai depositar uma Coroa de Flores no Monumento ao Soldado Desconhecido antes de encontros com os Presidentes da Câmara Baixa e do Senado do Parlamento polaco, finalizando assim o programa oficial na Polónia, divulgado pela Presidência da República.

O Projeto de Resolução para a habitual autorização da viagem do Presidente da República pela Assembleia da República prevê uma deslocação à Polónia entre 20 e 25 de agosto. O diploma deu entrada a 8 de agosto, mas não foi ainda votado, estando sob apreciação na Comissão de Negócios Estrangeiros, de acordo com a informação disponível na página online do Parlamento.

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu em Fevereiro que poderia visitar a vizinha Ucrânia "provavelmente no Verão", respondendo ao convite de Volodymyr Zelensky . A maioria dos Chefes de Estado e de Governo visita a Ucrânia após passagem pela Polónia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+