Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD não avança com inquérito às "secretas" mas vota a favor de propostas do Chega e IL

14 jun, 2023 - 21:04 • Lusa

A deputada salientou que não será pelo voto do PSD que se "exclui a possibilidade de usar este instrumento de inquérito parlamentar", iniciativas que também terão o apoio do BE e que o PAN prometeu não inviabilizar.

A+ / A-

O PSD afirmou hoje que vai votar a favor das propostas do Chega e IL para criar uma comissão de inquérito sobre a atuação das "secretas", mas anunciou que "não tomará nem tomou" qualquer iniciativa própria nesse sentido.

As propostas do Chega e da IL serão votadas na sexta-feira, mas têm "chumbo" garantido pelo voto contra da maioria absoluta do PS. Até hoje, o PSD ainda não tinha excluído avançar com um inquérito potestativo (obrigatório), para o qual é necessária a assinatura de pelo menos 46 deputados, sendo o único partido da oposição a poder fazê-lo.

"O PSD não tomará nem tomou a iniciativa de propor uma comissão parlamentar de inquérito, mas o PSD não pode caucionar o comportamento do Governo e não o vai fazer. Por isso, apesar de não ser a nossa opção (...) não nos oporemos e votaremos a favor destas iniciativas", anunciou a deputada do PSD Mónica Quintela, no debate parlamentar.

A deputada salientou que, desta forma, não será pelo voto do PSD que se "exclui a possibilidade de usar este instrumento de inquérito parlamentar", iniciativas que também terão o apoio do BE e que o PAN prometeu não inviabilizar.

No entanto, sem uma iniciativa potestativa, não haverá a comissão parlamentar de inquérito sobre a atuação das "secretas" na recuperação de um computador do Ministério das Infraestruturas .

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+