Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Secretária-geral das "secretas" deu ordem para recuperar computador do ministério de Galamba

07 mai, 2023 - 16:16 • Liliana Monteiro , Pedro Valente Lima

Gabinete de Galamba terá reportado diretamente o furto do portátil ao gabinete da embaixadora Graça Mira Gomes, do Sistema de Informações da República Portuguesa.

A+ / A-

A secretária-geral das "secretas", Graça Mira Gomes, foi quem ordenou ao SIS que recuperasse o computador retirado ao Ministério das Infraestruturas pelo ex-adjunto de Galamba.

Segundo a investigação do Diário de Notícias, partiu da secretária-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) a ordem para o Serviço de Informações de Segurança (SIS) recuperar o computador, o qual, alegadamente, continha informações confidenciais.

De acordo com o mesmo jornal, terá sido um membro do gabinete de João Galamba, ministro das Infraestruturas, a telefonar diretamente ao gabinete da embaixadora Graça Mira Gomes, dando conta do roubo do computador, que possuía informação sensível e que poderia pôr em causa a segurança e o interesse nacional.

Por sua vez, a secretária-geral terá entrado em contacto com o diretor do SIS, Neiva da Cruz. É no seguimento desta interação que surge o telefonema das "secretas" a Frederico Pinheiro, ex-adjunto de Galamba, relatado por vários meios da imprensa, que acabaria por devolver o portátil voluntariamente.

Questionado pelo Diário de Notícias sobre a suposta ordem direta de graça Mira Gomes, Neiva da Cruz remeteu todos os esclarecimentos para o gabinete da secretária-geral do SIRP, que até ao momento ainda não se pronunciou sobre a questão.

Tanto os responsáveis do SIRP como do SIS serão ouvidos na comissão parlamentar de inquérito à TAP esta terça-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+