Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vítor Bento: Dissolução do Parlamento "pode gerar situação de ingovernabilidade"

23 mai, 2023 - 06:30 • Sandra Afonso

Em entrevista à Renascença, o economista acredita que uma remodelação governamental vai acontecer até ao Verão.

A+ / A-
Associação de Bancos: "Clientes que procurem melhores condições"
Associação de Bancos: "Clientes que procurem melhores condições"

Eleições antecipadas podem não ser a melhor solução, mas “é desejável um governo focado no país”, avisa o economista Vítor Bento, em entrevista à Renascença.

Sem comentar as mais recentes declarações de diferentes protagonistas políticos, nem a tensão entre Belém e São Bento, o também presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) avisa que a dissolução da Assembleia da República pode não ser a resposta, mas alguma coisa tem de mudar.

“Fazer eleições, só por fazer eleições, só por si não resolve problemas necessariamente. Por vezes, até os pode complicar. Quer dizer, pode gerar uma situação de ingovernabilidade”, adverte Vítor Bento.

“Agora, que é desejável um governo suficientemente estável e suficientemente focado no desenvolvimento do país e menos focado nos seus problemas internos, obviamente que isso seria bom para todos. É desejável que consigamos isso”, sublinha.

Para o economista, estes casos recentes denunciam a má governação do país e das empresas públicas.

Vítor Bento acredita que nos próximos meses haverá alterações no Governo.

“O primeiro-ministro é que sabe, até porque é ele que tem que assumir os riscos, de uma coisa ou de outra. Ele é que sabe se e quando deve fazer isso. Eu acho que vai haver uma remodelação antes do verão, mas isso é a minha expectativa”, afirma.

Nesta entrevista à Renascença, o presidente da APB defende que "os clientes que procurem melhores condições" para os baixos juros oferecidos nos depósito.

Vítor Bento explica que neste momento a banca não precisa das poupanças dos clientes. Ainda assim, a concorrência vai subir os juros pagos pelo dinheiro depositado.

Sobre o crédito à habitação, o presidente da Associação Portuguesa de Bancos garante ainda que as instituições bancárias estão a fazer tudo para ajudar as famílias em dificuldade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    25 mai, 2023 Lisboa 18:46
    O quê? Mas estamos a ser governados, neste momento? tem piada... Pensava que estava apenas a ter um pesadelo de uma má novela mexicana qualquer. É que como nos últimos tempos nada tenho ouvido sobre, a resolução dos problemas na Educação, nem na Justiça, nem nos Serviços públicos, nem nos Transportes, nem nas apostas de futuro nem... em nada, pensei que estava só a viver num longo e penoso pesadelo. Ainda bem que pode vir a haver uma situação de "ingovernabilidade": quer dizer que estou a sonhar e o País está mesmo a ser governado!

Destaques V+